Carreira e dinheiro

Como fazer um recibo para o pagamento de um carro em dinheiro

Escrito por michelle renee | Traduzido por vitoria felix
Como fazer um recibo para o pagamento de um carro em dinheiro

Lembre-se de adicionar todos os detalhes pertinentes quando fizer a nota fiscal de seu carro

Comstock/Comstock/Getty Images

Ao vender um carro, é importante que você forneça ao comprador com um recibo e que também mantenha uma cópia de seus registros pessoais. O recibo de pagamento em dinheiro — também chamado de "nota fiscal" — de um carro usado também atua como um contrato legal vinculativo, isentando você de qualquer responsabilidade futura envolvendo danos, reparos, acidentes ou crimes associados com o veículo. Você não precisa ser um vendedor de carros ou contratar um profissional legal para escrever uma nota fiscal. Siga alguns passos básicos para que você mesmo faça sua nota fiscal.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Baixe um formulário grátis de nota fiscal de carros. A maneira mais simples de começar a escrever uma nota fiscal para o carro é usar um formulário modelo. Formulários de venda em branco para impressão estão disponíveis gratuitamente na página Auto Crisis. Você também pode visitar a página Rocket Lawyer para criar gratuitamente uma nota fiscal personalizada e imprimi-la.

  2. 2

    Declare propriedade na primeira seção do documento. Primeiramente você deve se introduzir como o dono do carro e incluir algumas informações pessoais. Inclua o seu nome e endereço pessoal ou de trabalho no documento, provando que você é o dono do veiculo. Se você não estiver usando um formulário pré-impresso, deve escrever algo como "eu, Mary Jones, da Avenida Sunny Brook, 1234 (cidade, estado, CEP), certifico, por meio deste, que sou o proprietário legal do veiculo mencionado abaixo e possuo a autoridade de vendê-lo".

  3. 3

    Inclua todas as estatísticas pertinentes do veículo na segunda parte, como a descrição do veículo, os aspectos de identificação e informações de registro. Você deve incluir a marca, modelo, ano e NID — Número de Identificação do Veículo — do carro. Por exemplo: Marca — Ford; modelo — Explorer; Ano — 2008. O NID pode ser encontrado perto do painel na maioria dos veículos e sobre o título de todos os carros.

  4. 4

    Inclua informações sobre o comprador e o preço de venda. A menos que você esteja usando um modelo pré-impresso, componha cuidadosamente uma seção que descreva a transação. Inclua o nome do comprador, do valor do pagamento acertado pelo veículo e qual o tipo de pagamento. Por exemplo, pode ser escrito como: "Por meio desde, informo o recebimento de R$ ____ (preço de venda) na forma de ______ (dinheiro, ordem de dinheiro, cheque), de ___________ (nome do comprador), como pagamento integral para a compra do referido veículo". Você precisa preencher cuidadosamente todos os espaços em branco.

  5. 5

    Componha um breve resumo da transação. Nesta seção, adicione todos os avisos e condições. Se o carro não está em condições de ser dirigido ou está seriamente danificado, mencione falhas específicas nesta seção. Não importa em que condição o veículo esteja, você deve incluir claramente a frase "vendido como é" para evitar quaisquer expectativas futuras de reparos ou de reembolso pelo vendedor. Inclua a quilometragem exata do carro no momento da venda.

  6. 6

    Renuncie toda a responsabilidade pelo carro ao comprador. Escreva uma curta declaração afirmando estar renunciando a todos os direitos de propriedade e às devidas responsabilidades ao receber o pagamento e fazer a entrega do carro a partir da data do recibo. Defina com clareza que, ao assinar o documento, o comprador aceita toda a responsabilidade para com o carro e todos as obrigações associadas, danos ao carro e a terceiros envolvendo o veículo a partir da data da venda.

  7. 7

    Complete o recibo de pagamento com as datas e assinaturas apropriadas. Na conclusão do documento, adicione uma linha com o título "Vendedor" e um outra intitulada "Comprador", cada um com a quantidade adequada de espaço em branco para acomodar as assinaturas correspondentes. Ao lado de cada linha de assinatura, inclua a palavra "Data" com uma linha em branco para cada uma das partes inserir a data correta de venda. O comprador e o vendedor devem assinar as áreas adequadas para completar a venda do veículo.

Dicas & Advertências

  • Embora não seja exigido por lei, é uma boa ideia que o contrato de venda e troca de nome do veículo seja feito na presença de testemunhas ou de um notário público para evitar discrepâncias futuras entre você e o comprador.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media