on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

A reciclagem de resíduos de materiais de MDF

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fibras de média densidade (MDF) são difíceis de reciclar, de acordo com a Agencia de Proteção Ambiental Americana (EPA), por causa das técnicas usadas em sua produção. Existem iniciativas em vários países para desenvolver estratégias de reciclagem e re-uso para móveis de MDF e as sobras geradas pelo processo de produção.

A maioria dos resíduos de MDF é colocada em aterros, aumentando as preocupações ambientais e financeiras (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

MDF

MDF é um tipo de partícula de fibra de madeira criada na década de 1960, e usa um processo de colagem das fibras de madeira a uma alta pressão e temperatura. Suas qualidades ambientais incluem o uso de madeira reciclada para criar seus produtos. A reciclagem é difícil por causa dos altos níveis de resina de Urea-formaldeído (UF) na cola usada para produzir as placas, de acordo com a EPA. O UF é um cancerígeno constantemente liberado em tábuas não-tratadas. O corte e desintegração do MDF e os resíduos na liberação de partículas UF no ar têm a habilidade de causar certas formas de câncer.

Loading...

Re-uso

Mais ou menos 99% dos resíduos criados no processo de fabricação de MDF é direcionado para locais de aterramento, de acordo com a Associação de Pesquisa da Indústria de Móveis. Os produtos feitos a partir do lixo podem ser usados em um processo de remanufatura de novos produtos baseados em MDF. Outros produtos que podem ser criados a partir do produto dos resíduos do MDF incluem camas para animais produzidas a partir da poeira de MDF e do composto de detritos de MDF para serem usados como adubo.

Energia

Para reciclar produtos em MDF, o processo de incineração pode ser usado para criar e capturar energia que pode ser usada no processo de produção do MDF para consumo de energia em outros locais. A incineração com a captura de energia é uma das três formas de dispor os resíduos de MDF que são comumente usados; os outros métodos de despejo são a incineração sem captura de energia e o transportes para locais de aterramento. A Universidade do Estado de Washington, nos EUA, descreve a incineração do MDF como biocombustível.

Agricultura

O escritório de resíduos sólidos e respostas emergenciais busca avaliar métodos de reciclagem de produtos de MDF. A biodegradação das lascas de madeira de MDF usadas como folhas para o suporte estrutural de solos agriculturais se mostrou bastante benéfico na melhora da qualidade do solo. A madeira de MDF em lascas produzem dióxido de carbono, amônia e água. Carbono orgânico pode ser introduzido aos solos ao usar folhas de MDF. Ao introduzi-las, não é mais necessário usar fertilizantes inorgânicos de carbono.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...