Mais
×

Como reciclar luvas de látex

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora os 3R's da sustentabilidade (reduzir, reutilizar, reciclar) estejam tão presentes em nossa vida, é difícil pensar além dos materiais recicláveis mais comuns –​ como papel ou vidro – e considerar a possibilidade de reciclagem de outros, como o látex. Atualmente, muitas empresas estão começando a coletar esse tipo de material, embora nem todas aceitem. Mas, além da procura por esses estabelecimentos, existem várias maneiras de se reciclar o látex. Ir em busca dessas alternativas significa um cuidado a mais com o nosso planeta.

Instruções

A reciclagem de luvas de látex é uma medida muito importante, mas nem sempre tão fácil (latex gloves image by Wendy Lea Morgan from Fotolia.com)

    Iniciando o processo de reciclagem

  1. Determine o estado de suas luvas de látex. Se você possui luvas para uso doméstico e elas estiverem seminovas ou foram usadas com cuidado, elas poderão ser reaproveitadas. Mas se forem luvas cirúrgicas e ainda estiverem dentro da caixa, você pode doá-las para uma instituição de caridade médica.

  2. Faça uma lista dos centros de reciclagem mais próximos a você. Entre em contato para saber quais aceitam luvas de látex. Caso encontre alguma empresa, pergunte sobre o procedimento de retirada ou entrega de materiais. Se o centro de reciclagem aceita luvas de látex e fornece serviços de coleta, armazene suas luvas em um recipiente (não se esqueça de identificá-lo com o tipo de material) ou contentor de reciclagem na calçada de sua casa. Mas se o centro de reciclagem não oferece esse tipo de serviço, siga as instruções da empresa para a entrega do material.

  3. Coloque as luvas em uma pilha de compostagem. De acordo com o Balloon Council, o látex é um material natural e totalmente biodegradável (ou seja, ele irá se decompor quando em contato com condições naturais, como a exposição à luz solar direta ou na água). Os microrganismos presentes em sua pilha de compostagem ajudarão a acelerar o processo.

  4. Caso suas luvas não sejam mais utilizáveis e você não possua uma pilha de compostagem, deixe-as aos cuidados de uma empresa de coleta mais próxima de sua casa.

O que você precisa

  • Telefone
  • Pilha de compostagem
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article