×
Loading ...

Como reciclar sobras de aglomerado de madeira

Atualizado em 17 abril, 2017

O aglomerado é um produto derivado da madeira obtido pelo processamento de pequenas partículas desse material, na forma de aparas, lascas ou serragem, juntamente com resinas sintéticas, tais como a melamina. Esse material é formado a partir de uma mistura de pedaços de madeira e cola prensados ​​por uma máquina de extrusão para formar longas folhas com uma superfície suave e homogênea. O aglomerado também pode ser revestido com lâminas de melamina, conforme observado em algumas prateleiras, por exemplo. Existem muitas maneiras de reciclar sobras de folhas de aglomerado; em breve você terá suas próprias ideias para o uso desse material de construção tão útil.

Instruções

A primeira folha de aglomerado produzida para fins comerciais data da Segunda Guerra, na Alemanha (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Use sobras retangulares para fazer um quadro magnético. Pinte o aglomerado com tinta imantada e pregue uma moldura feita com sobras de perfis de madeira em suas bordas.

    Loading...
  2. Transforme uma mala rígida em uma mesa de cabeceira. Corte o aglomerado em um formato que se ajuste às dimensões do fundo da bagagem. Corte os cantos da placa em um ângulo chanfrado para que se acomodem aos cantos arredondados da mala. Coloque o aglomerado dentro da bagagem e vire-a sobre um banquinho alto. Posicione uma placa de fixação em cada canto do fundo da mala, prendendo-as com parafusos longos o suficiente para passar pela placa, pela mala e pela metade da espessura do aglomerado. Rosqueie as pernas da mesa no orifício central das placas.

  3. Faça casinhas de bonecas. Essas versões em miniatura de casas reais são fáceis de se fazer com sobras de aglomerado. Corte as placas no tamanho desejado e em seguida cole e pregue as peças. Dê o acabamento de sua preferência. Se estiver usando painéis revestidos com melamina, corte-os de forma que o lado da lâmina coincida com o exterior da casinha, dispensando qualquer tipo de acabamento nesse local, exceto por detalhes como cortinas.

  4. Use as sobras de aglomerado no lugar de pedaços de madeira em praticamente qualquer pequeno projeto de carpintaria, como a base de um arranhador para gatos. Basta ter em mente que o aglomerado é projetado para ser usado apenas em interiores. Faça o acabamento de peças expostas desse material com tinta ou verniz para protegê-las da umidade, pois o aglomerado incha mais fácil do que outros tipos de madeira ou compensado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...