Recomendações para recrutamento e seleção de funcionários

Escrito por curt fletcher | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Recomendações para recrutamento e seleção de funcionários
Recomendações para recrutar e selecionar bons funcionários

O recrutamento e a seleção de bons funcionários é uma arte que exige o comprometimento organizacional de uma empresa. Uma contratação rápida e uma boa contratação não trarão os mesmos resultados. Adote uma outra postura, reveja sua prática atual de contratação e recrutamento e, em seguida, faça uma comparação com estas estratégias.

Outras pessoas estão lendo

Crie conscientização

A não ser que sua empresa seja de grande porte e com uma ampla área de influência, será necessário criar conscientização. Você poderá:

Montar um estande em uma feira de empregos Inscrever-se em uma faculdade e conversar com os estudantes Dizer para seus atuais funcionários divulgarem a empresa para familiares e amigos Pedir referências dos melhores funcionários

A ideia é desenvolver um banco de talentos de possíveis funcionários, mesmo antes de precisar deles. Pense como se fosse fazer compras no mercado. Você vai até à loja, compra e armazena alimentos antes de ingeri-los. Você faz isso para se preparar, pois sabe que vai sentir fome. A contratação de funcionários funciona da mesma forma. A preparação proporcionará uma oportunidade para escolher melhor um talento.

Dê oportunidade e proporcione expectativa de crescimento

De acordo com Paul Sarvadi, da Entrepreneur Magazine, "Pesquisadores concordam que a melhor forma de contratar e reter um grande talento é criar uma cultura empresarial onde os melhores funcionários desejam trabalho, uma cultura na qual as pessoas são tratadas com respeito e consideração o tempo todo".

Isso significa que, ao cuidar primeiro de seus atuais funcionários, você pode atingir vários objetivos diferentes. Primeiramente, você irá reter um número maior de atuais funcionários em virtude da satisfação deles com a empresa. Em segundo lugar, você criará uma boa atmosfera de aprendizagem, que permitirá que os funcionários cresçam e sejam escolhidos para outras oportunidades em sua organização. Ao criar uma atmosfera interna saudável, grande parte do recrutamento pode vir de dentro da própria empresa.

Critérios de seleção

Escolher o candidato certo é uma decisão importante. Ao mesmo tempo em que algumas pessoas podem ter o histórico certo, a atitude delas é errada. Outras, podem ter a atitude correta, mas têm fraco desempenho no teste de compatibilidade. Ao contratar uma pessoa, dois critérios são fundamentais: atitude e motivação.

Quando você contrata somente pessoas com uma atitude excepcional e uma enorme motivação, você aumenta drasticamente as chances de sucesso de sua empresa. É possível aprender habilidades, o que já não acontece com a motivação e uma boa atitude. Não se pode forçar alguém a mudar sua organização mental. Entretanto, a pessoa que já estiver motivada e possui a atitude certa irá se empenhar para aprender as habilidades necessárias.

A Southwest Airlines, reconhecida por sua forte cultura empresarial e experiência com os clientes, pratica este método. Em um artigo para a Fast Company, Peter Carbonara afirma que o especialista em contratação José Colmenares não está à procura de um conjunto fixo de habilidades ou experiências. Ele busca algo que é muito mais vago e importante - a mistura perfeita entre energia, humor, espírito de equipe e autoconfiança..."

Em 2006, a Southwest teve 150.000 candidatos para 4500 vagas potenciais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível