Como reconhecer um cinzeiro original de Murano

Escrito por elizabeth hannigan | Traduzido por ana simoes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reconhecer um cinzeiro original de Murano
Murano é famosa por seus ornamentos coloridos (murano's beil image by laviniaparscuta from Fotolia.com)

A ilha de Murano na lagoa de Veneza é conhecida desde 1291 por seu lindo vidro de alta qualidade. Os insufladores de vidro foram deportados para a ilha porque suas oficinas ofereciam risco de incêndio à cidade de Veneza. Uma vez ali instalados, eles se tornaram famosos por toda a Europa por sua arte. Ainda é possível visitar Murano e vê-los em ação. Eles produzem joias e enfeites para turistas e colecionadores levarem para casa. Os cinzeiros de vidro de Murano são bastante valiosos para colecionadores. É possível descobrir se o que você possui é valioso checando catálogos ou levando-o para que seja avaliado.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Verifique se o cinzeiro possui a marca de "Vetro Artistico Murano". Essa marca foi estabelecida pela Lei Veneto Regional nº 70 em 23 de dezembro de 1994. Todos os objetos originais de Murano feitos a partir dessa data possuem essa marca. É ela que garante que o cinzeiro é de vidro Murano.

  2. 2

    Procure pela marca do cinzeiro na lista de 45 fabricantes de Murano que pode ser encontrada no site do Vetro Artistico Murano. Todos os fabricantes genuínos de Murano estão enumerados pela associação. A maioria deles são negócios de família que vêm produzindo há anos e, em alguns casos, séculos.

  3. 3

    Pegue alguns catálogos da biblioteca local e descubra tudo o que puder sobre o vidro de Murano. O vidro da época de 1970 é bem diferente do fabricado nos anos de 1870. Tente ter uma ideia de quando o cinzeiro foi fabricado comparando-o aos do catálogo. Não há peças idênticas, mas é possível encontrar formas e padrões semelhantes.

  4. 4

    Dê uma olhada no site do Mercado Livre. Não é recomendável que colecionadores iniciantes tentem comprar peças de Murano online. Há muita falsificação à venda e por ser através da internet, não é possível segurar ou inspecionar a peça. Você acaba dependendo apenas das fotos. Contudo, é possível comparar o cinzeiro que você possui com os que estão à venda. Procure por cinzeiros similares em tamanho e forma, com o mesmo padrão de detalhes que o seu possui. Mesmo que o que você encontre seja falsificado, é possível ter uma ideia de quanto ele custaria.

  5. 5

    Leve o cinzeiro a um vendedor de antiguidades e peça para que ele o avalie. O vendedor não poderá fazer a avaliação sozinho, mas poderá recomendar alguém que seja qualificado. A única forma de se ter certeza se o cinzeiro é uma peça verdadeira de Murano ou não é permitindo que seja inspecionado por um profissional. Essa avaliação pode custar um pouco de dinheiro, mas é importante para saber o valor da peça. Não se preocupe em gastar um pouco para avaliá-lo, mesmo que seja falso. A maioria dos especialistas lhe dirá logo de cara se a peça for falsificada e não será necessário sequer fazer a avaliação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível