Mais
×

Como reconhecer envenenamento por anticongelante em animais de estimação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os consultórios de veterinários recebem vários animais de estimação que sofrem com os efeitos de envenenamento por anticongelante, principalmente logo antes do tempo esfriar. O ingrediente letal do anticongelante é o etilenoglicol e compõe mais de 90% do líquido. Infelizmente, o etilenoglicol possui um gosto natural doce, e os animais que encontram um pouco acabam bebendo o líquido tóxico rapidamente. Os sintomas do envenenamento por anticongelante são fáceis de reconhecer se o dono souber o que procurar.

Instruções

  1. Observe se o seu cão ou gato está cambaleando ou exibindo um comportamento embriagado. Esse costuma ser o primeiro sinal de que há algo errado com o seu animal. Dependendo do nível de consumo, o seu cão ou gato pode ficar tonto e talvez se recuse a andar. Pode também agir de forma deprimida nessa fase inicial, pois o etilenoglicol afeta seu sistema nervoso central.

  2. Fique de olho em vômitos durante as primeiras horas depois que o animal beber anticongelante. O etilenoglicol pode irritar o revestimento do estômago, e o seu bichinho pode ficar com ânsia de vômito. Isso geralmente ocorre dentro de uma ou duas horas; depois disso, o anticongelante já não se encontra mais no estômago. Alguns animais podem não vomitar se a quantidade ingerida for pequena.

  3. Observe a sede e a micção excessivas no seu bichinho. Conforme alcança o cérebro através da corrente sanguínea, o etilenoglicol afeta a parte do órgão que controla a sede do animal. O seu cão ou gato pode beber e urinar de forma excessiva nessa fase do envenenamento.

  4. Suspeite de envenenamento por anticongelante se o seu animal, após sofrer dos sintomas acima, parecer retornar ao seu estado saudável normal depois de dez a 14 horas. A essa altura, o fígado e os rins metabolizaram completamente o etilenoglicol, e o animal parece estar saudável. Infelizmente, esse não é o caso. O dano causado ao fígado e aos rins, dependendo da quantidade de anticongelante presente, é irreversível.

  5. Preste atenção a um animal que parecer melhorar, mas, após um ou dois dias, desenvolver sintomas graves, como diarreia, desidratação, fraqueza e rins inchados. A essa altura, o tratamento pode não ser eficaz, e o animal pode morrer.

  6. Leve o seu animal ao veterinário o mais rápido possível se perceber qualquer um dos sintomas acima, mas quanto mais rápido ele receber atenção médica, melhores são as chances de sobrevivência. O cambaleamento em qualquer animal é sinal de envenenamento e deve ser considerado sinal de alerta.

  7. Pendure uma tabela de primeiros socorros em um lugar visível para uma consulta rápida, caso o seu animal de estimação exiba sintomas de envenenamento ou outra doença ou lesão.

Aviso

  • Esperar para levar o seu animal de estimação ao veterinário pode custar a vida do mesmo, em caso de ingestão. Se você presenciar um animal bebendo o líquido, ligue para o veterinário imediatamente e leve o bicho a um centro de emergência para animais.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article