Como reconhecer esmeraldas verdadeiras

Escrito por lauren whitney | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reconhecer esmeraldas verdadeiras
Uma esmeralda genuína tem um matiz característico de verde (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Uma esmeralda é a versão verde-brilhante da pedra preciosa berilo. As pessoas valorizavam essas gemas fulgurantes desde a antiguidade. A conselho de Plínio, o imperador romano Nero autorizou a moldagem de uma esmeralda excepcionalmente clara através da qual o governante podia "refrescar e restaurar" sua visão enquanto assistia gladiadores em combate. Os aficionados modernos da esmeralda podem escolher uma série de alternativas menos caras à pedra preciosa, mas primeiro devem ser capazes de reconhecer uma esmeralda genuína. Um joalheiro determina primeiramente a autenticidade da esmeralda, depois verifica se é uma pedra natural ou criada em laboratório.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Lupa de joalheiro

Lista completaMinimizar

Instruções

    Identificando a esmeralda genuína

  1. 1

    Examine a cor da esmeralda. Tanto as esmeraldas naturais quanto as criadas em laboratório têm matiz variável, desde verde-pálido a verde-brilhante, chegando até o verde profundo verdadeiro. As pedras com uma coloração amarelada ou amarelo-esverdeada não são esmeraldas, mas provavelmente peridotos ou granadas verdes.

  2. 2

    Note qualquer fulgor exibido pela pedra. O fulgor, ou o que os gemólogos denominam dispersão, refere-se aos matizes espectrais (flashes luminosos) que uma pedra mostra sob a luz branca. Os diamantes, por exemplo, têm muito fulgor. As esmeraldas naturais têm baixa dispersão e devem exibir pouco fulgor. As gemas verdes rutilantes são provavelmente zircônias cúbicas.

  3. 3

    Examine as bordas da pedra, assim como a faceta de cima para reconhecer um doblete (vidro). Os fabricantes podem montar um sanduíche com uma camada fina de esmeralda mais pálida entre pedaços de vidro cortado, usando epóxi de cor verde profundo para simular uma esmeralda de alta qualidade. O exame das partes laterais da gema revela essas camadas em sanduíche, detectando-se, assim, as pedras falsas.

  4. 4

    Olhe a pedra através de uma lupa de joalheiro. Se as bordas das facetas parecerem desgastadas, provavelmente a pedra não é uma esmeralda genuína, mas vidro cor de esmeralda. As esmeraldas naturais e as criadas em laboratório têm uma dureza de 7,5 a 8 na escala de Mohs, maior que a do vidro (a de um diamante é 10). O vidro, relativamente mole, tem uma dureza de 5,5 e perde sua borda aguda rapidamente com o tempo e o uso.

    Como reconhecer esmeraldas verdadeiras
    Fora a cor, o vidro tem pouco em comum com as esmeraldas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Identificando a esmeralda natural

  1. 1

    Note o preço da esmeralda. Ainda que as esmeraldas naturais e as criadas em laboratório tenham os mesmos elementos constituintes, as pedras de formação natural custam centenas ou milhares de reais por quilate, dependendo da clareza e da cor.

  2. 2

    Examine a gema a olho nu. As esmeraldas naturais geralmente contêm inclusões de líquido, gás ou sólidos minerais que lhe conferem uma aparência turva ou poeirenta. Esmeraldas grandes têm menos probabilidade de exibir boa clareza.

  3. 3

    Compare a cor da gema com outras, se possível. As esmeraldas criadas em laboratórios exibem um matiz verde-brilhante que os joalheiros valorizam muito em esmeraldas naturais, enquanto aquelas formadas naturalmente têm cor variável. Se uma determinada pedra assemelhar-se perfeitamente a outras no estojo da joalheria, provavelmente é criada em laboratório.

  4. 4

    Olhe a pedra através da lupa de joalheiro para examinar suas inclusões. Os joalheiros têm um termo para o padrão único de inclusões de cada pedra, chamado "jardin" da esmeralda, o termo francês para jardim. Cada "jardin" de bolhas, penas e fissuras da pedra é tão exclusivo quanto uma impressão digital, e somente as esmeraldas naturais têm essa característica.

Dicas & Advertências

  • As esmeraldas representam o mês de maio na tradição de se associar uma pedra a um mês do ano.
  • As fissuras em esmeraldas naturais podem absorver limpadores químicos, portanto, limpe as esmeraldas de mineração natural com um pano macio.
  • As inclusões características de uma esmeralda natural podem tornar a pedra frágil, assim evite limpá-las com ultrassom.
  • A maioria das esmeraldas comercializadas com um descritor antes do nome, como esmeralda da noite ou esmeralda boêmia, são substitutas ou gemas sintéticas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível