Como reconhecer e lidar com uma chantagem emocional

Escrito por james holloway Google | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reconhecer e lidar com uma chantagem emocional
Chantagens emocionais podem causar sérios danos a autoestima de um indivíduo. (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Durante as últimas décadas, o termo "chantagem emocional" tem sido usado para descrever modos sutis e não tão sutis com os quais uma pessoa usa de suas necessidades emocionais para controlar outrem. Essa manipulação pode ser altamente bem sucedida devido à forma com que essas pessoas usam os sentimentos dos outros contra eles. Lidar com chantagem emocional significa aprender a reconhecer essas estratégias e desenvolver métodos para resistir a elas.

Outras pessoas estão lendo

Surgimento da expressão

Susan Forward, uma psicoterapeuta e co-autora do livro "Chantagem emocional" popularizou o termo nos anos 90. De acordo com Forward, chantagens emocionais acontecem quando uma pessoa, o chantagista, usa as emoções de outra pessoa para manipula-la e conseguir que ela faça o que o chantagista quer. Como a chantagem emocional requer um bom entendimento do estado emocional do alvo, essa prática é comum em relações mais próximas como entre pais e filhos ou parceiros românticos. Chantagem emocional não é uma resposta sincera ao estado emocional de outra pessoa, e sim uma estratégia para usar esse estado tentando produzir um resultado desejado.

Tipos de chantagens emocionais

Forward e a co-autora Donna Frazier identificam os quatro primeiros tipos de chantagem emocional. Punidores usam bullying emocional para reprimir qualquer tentativa de fazer algo que os punidores não querem, enquanto um tentador recusa aprovação e amor até conseguir o que quer. Auto punidores usam sua própria dor para manipular os outros, mostrando angústia para conseguir simpatia e aceitação. Sofredores ameaçam os outros com sua própria infelicidade, fazendo suas vítimas assumirem a responsabilidade pelas reações negativas do sofredor às escolhas da vítima.

Identificando a chantagem emocional

Chantagem emocional pode ser altamente eficaz devido à maneira em que ela imita o comportamento normal. Muitas pessoas ficam infelizes quando não conseguem o que querem e chateiam-se por coisas pequenas o tempo todo. O que torna a chantagem emocional diferente da raiva comum ou infelicidade é sua consistência quase natural. Chantagistas emocionais não possuem a empatia que esperam receber dos outros, e seus comportamentos emocionais são levados pela necessidade - eles param com seus comportamentos negativos assim que conseguem o que querem. Ameaças e ordens claras são aspectos comuns da chantagem emocional.

Lidando com chantagem emocional

Chantagens emocionais tomam vantagens dos impulsos que a maioria das pessoas compartilha. Muitas pessoas estão dispostas a ceder para os outros afim de evitar conflitos, aumentar o tratamento especial à pessoa que está chateada e considerar o sentimentos do outro. Lidar com chantagem emocional envolve identificar o comportamento que outra pessoa usa para chantagear e recusar-se a ceder a ele. Isso pode envolver reforçar limites pessoais ou remover o alvo da situação. Métodos como "declarações de poder" pessoais ou outros meios de se construir auto confiança podem ajudar os indivíduos a aprender como se impor em uma chantagem emocional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível