Como reconhecer uma picada de viúva negra

Escrito por contributing writer | Traduzido por gabriela bazzo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reconhecer uma picada de viúva negra
Observe o formato da teia para identificar uma viúva-negra (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A aranha viúva-negra não costuma morder as pessoas, mas quando o faz, a picada é dolorosa e não passará desapercebida. Para algumas pessoas -- crianças e idosos, em particular -- a picada pode ser perigosa. Várias espécies de aranhas viúva-negra podem ser encontradas em todo o mundo. Visto que a viúva- negra gosta de viver onde os humanos vivem, aprender sobre os sinais de envenenamento por sua picada é importante.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Avalie os sinais de consciência de quem sofreu a mordida. Perda de consciência, desorientação, dor no peito, dificuldade em respirar, inchaço da face, boca ou garganta, ou impedimento de circulação em qualquer parte do corpo, sinaliza a necessidade de atendimento médico de emergência.

  2. 2

    Se você puder, capture a aranha para identificação. Uma viúva-negra fêmea adulta tem o abdômen redondo, preto brilhante, de cerca de 1 cm de diâmetro, com uma marca vermelha na parte inferior. Muitas vezes, essa marca tem forma de ampulheta, mas também pode aparecer como dois pontos vermelhos. Em algumas espécies de viúva negra, uma fileira de manchas vermelhas aparecem na parte superior do abdômen. A viúva negra fêmea é mais venenosa do que o macho. O macho adulto tem o abdômen alongado, de cerca de 0,4 cm, com marcas longitudinais marrons e brancas nas laterais. O macho pode ter marcas vermelhas na parte inferior do abdômen. Alguns especialistas afirmam que o macho nunca morde seres humanos. As aranhas que não chegaram à fase adulta são inofensivas e terão marcas que se assemelham à masculina. As pernas da aranha viúva-negra são longas e geralmente pretas, embora em algumas espécies as pernas possam ser marrom ou vermelhas. A viúva-negra geralmente fica de cabeça para baixo em sua teia, fazendo com que a parte inferior do abdômen fique fácil de ser vista.

  3. 3

    Avalie o desconforto da vítima no local da mordida. A picada da viúva-negra geralmente causa dor aguda e, possivelmente, coceira.

  4. 4

    Atente aos sinais de reação grave. Dor abdominal, cãibras musculares, dor no peito, nas costas ou dor no ombro, náusea, vômito e tonturas, bem como aumento da pressão arterial e frequência cardíaca são sinais de uma reação grave a uma picada de viúva-negra. Reações graves são comuns em pessoas muito jovens e os idosos. Qualquer um desses sintomas generalizados após qualquer picada de aranha ou inseto, mesmo em um adulto saudável, exige assistência médica de emergência.

  5. 5

    Procure a aparência característica de uma picada de viúva-negra. Depois de 20 minutos até duas horas, a picada de uma viúva negra produzirá uma pequena, protuberância pálida, cercada por uma área vermelha. A inflamação pode durar vários dias e, geralmente, será dolorosa. Se não há outros sintomas, a dor pode ser aliviada com compressas frias ou quentes e com analgésicos de venda livre.

Dicas & Advertências

  • Você pode identificar uma teia de aranha viúva negra pela sua estrutura desorganizada, e localização na parte inferior de objetos esquecidos, ou em cantos. A viúva-negra nunca tece um tipo de teia orbital como a de uma aranha de jardim.
  • Nunca ignore sintomas como dificuldade para respirar, perda de consciência, dor no peito, inchaço da boca ou garganta, ou a perda de circulação em qualquer parte do corpo. Estes sintomas exigem atendimento médico de emergência.
  • Nunca provoque uma aranha viúva-negra. Elas não são agressivas e não morderão se não forem perturbadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível