Mais
×

Como reconhecer os sintomas de um ataque da vesícula biliar

Um ataque da vesícula biliar pode chegar de repente e ser bem doloroso, podendo ser resultado de pedras na vesícula ou uma infecção. O ataque pode ser curto e resultar em apenas um pouco de dor que passa em alguns minutos, ou grave o suficiente para causar hospitalização. As pessoas normalmente não sabem que possuem pedra na vesícula, pois não existem sintomas até que um ataque ocorra.

Instruções

Reconheça os sintomas de um ataque de vesícula biliar (babybauch image by Patrizier-Design from Fotolia.com)
  1. Repare se você tem dores recorrentes na parte superior direita do abdômen. A dor é o sintoma mais óbvio. Ela pode se espalhar até as costas ou o ombro. Dores no peito também podem ocorrer. Verifique se as dores abdominais ocorrem ou pioram após as refeições. Se existirem, as dores no peito ou abdominal ficam mais fortes ao respirar fundo?

  2. Verifique a ocorrência de náusea ou vômito. São sintomas comuns que normalmente acompanham um ataque ou infecção na vesícula biliar. Em casos de infecção, também é comum que ocorra febre.

  3. Verifique a ocorrência de inchaço abdominal. Normalmente existe uma sensação de que você já está cheio, particularmente depois de uma refeição, mesmo que você tenha comido apenas uma pequena porção de alimentos. Outro sintoma comum em casos de ataque ou infecção na vesícula é a azia, que ocorre principalmente após refeições.

  4. Tente identificar se a dor está relacionada a alimentos específicos. Consumir certos alimentos, bebidas alcoólicas e cafeína podem irritar uma vesícula biliar já inflamada e causar um ataque. É importante prestar atenção aos momentos em que a dor ocorre para que você possa apresentar o máximo de informações possíveis para seu médico, facilitando o diagnóstico correto.

  5. Se você possui ao menos dois destes sintomas ou sente qualquer dor aguda ou falta de ar, procure atenção médica imediatamente.

Dicas

  • Ataques da vesícula podem durar de 15 minutos até 15 horas. Podem ocorrer durante a noite ou após comer em excesso. Existem casos de pessoas que sofrem ataques da vesícula durante anos sem saber que estes são causados pela vesícula biliar.

Aviso

  • Se a dor for contínua e intensa ou você sentir febre, procure atenção médica imediatamente.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article