Como Reconhecer e Tratar Estrabismo em Cachorros

Escrito por nicki howell | Traduzido por joan diaz

O dono de um cachorro pode ficar preocupado ao ver os olhos de seu cachorro virarem em direções diferentes. Esta condição é chamada de estrabismo e é tipicamente causada por um problema muscular ou nervoso. Estrabismo afeta cachorros de todas as idades mas costuma ocorrer mais quando nasce. Apesar de que quase nunca é um caso fatal, há quem ignore por não parecer sério. Eis como reconhecer e tratar o estrabismo em cachorros.

Instruções

  1. 1

    Procure os sintomas de estrabismo no seu cachorro. Um cão que tem esta condição tem os olhos apontando para direções diferentes. Ele também pode parecer letárgico e com menos apetite.

  2. 2

    Leve seu cachorro para um veterinário. Contate-o e avise de sua chegada. É importante não perder tempo no caso de ser um problema que afeta os nervos. Mantenha seu cão o mais calmo e relaxado possível falando com ele em um tom mais suave.

  3. 3

    Faça um plano de tratamento com seu veterinário. Se seu cachorro tiver um problema muscular, sua condição pode apenas precisar de acompanhamento. Porém, se ele tiver algo mais sério como um tumor, ele pode precisar de cirurgia.

  4. 4

    Observe atentamente o seu cachorro. Quando o levar de volta pra casa, verifique seus sintomas mais de perto. Se ele ficar pior ou o animal se sentir tonto e sofrer até desmaios, avise seu veterinário imediatamente.

  5. 5

    Minimize o estresse. Enquanto seu cachorro estiver se recuperando, é importante mantê-lo desestressado. Mantenha crianças e outros animais longe dele até que ele se sinta melhor. Mais à frente, preste atenção para o que causa estresse em seu cachorro e diminua esses fatores.

Dicas & Advertências

  • Diminua os exercícios enquanto o cachorro estiver se recuperando
  • Manter seu cachorro preso quando ele for fazer suas necessidades podem ajudar a mantê-lo mais quieto.
  • Um cachorro mais velho que pega estrabismo precisa de atenção imediata.
  • Desenvolver esta condição mais tarde é mais arriscado. Se for num fim de semana, leve seu cão ao hospital de emergência para animais para um exame.