Como reconstruir amizades destruídas pela depressão

Escrito por elise wile Google | Traduzido por aline fernandes
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Como reconstruir amizades destruídas pela depressão
Ligue para os velhos amigos com os quais deseja reatar a amizade (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Quando se está deprimido, não só a sua vida social pode sofrer, como seus relacionamentos íntimos também. A depressão pode inspirar pensamentos negativos como: "Ninguém quer ficar perto de mim. Eu não sou divertido. Ninguém se importa comigo". Esses pensamentos negativos podem levar ao desejo de isolar-se, sem aceitar compromissos sociais ou até mesmo atender o telefone. Após um período prolongado de depressão, muitas pessoas descobrem que perderam amizades devido à negligência. Reconstruir essas amizades é um passo importante para superar a depressão.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Faça uma lista dos amigos com os quais você perdeu o contato. Avalie a lista. Você quer reconstruir amizades com todos os seus velhos amigos? Alguns amigos podem ter contribuído para a sua depressão ao encorajá-lo a tomar decisões ruins ou beber demais ou ao colocá-lo para baixo. Se esse for o caso com qualquer um de seus velhos amigos, risque-o da lista.

  2. 2

    Ligue para uma das pessoas da lista. Diga a ela honestamente que você esteve sofrendo de depressão e não sentiu vontade de se socializar por um bom tempo, mas que valoriza sua amizade. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, o transtorno depressivo maior afeta 6,7% da população americana a partir dos 18 anos anualmente. Isso indica que a sua situação não é única. É provável que o seu amigo vivenciou um amigo ou familiar lutando contra a depressão antes.

    Peça desculpas por negligenciar a amizade. Convide-o para tomar uma xícara de café ou jantar em sua casa alguma noite.

  3. 3

    Faça planos concretos com o amigo com o qual está se reconectando. Marque horários exatos para se encontrarem. Não desligue o telefone com uma promessa de "encontrarem-se para almoçar".

  4. 4

    Ligue para outros amigos da lista e repita o processo. Tome cuidado para não marcar compromissos demais, pois o estresse pode levar à depressão. Ver os amigos uma vez por mês é um bom começo para reconstruir as amizades. Depois que fizer planos com os amigos, é importante aparecer, mesmo que esteja se sentindo para baixo e sem vontade de sair.

  5. 5

    Mostre aos seus amigos que você está pensando neles. Mantenha contato com eles em redes sociais como o Facebook. Mande cartões em seus aniversários. Acompanhe quem está tendo um bebê, quem está se casando ou divorciando e quem esteve doente. Seus amigos ficarão gratos por você estar pensando neles mais uma vez.

Dicas & Advertências

  • Dê um tempo para os seus amigos aproximarem-se novamente. Eles podem ter tido seus sentimentos feridos devido à amizade não ser retribuída.

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