×
Loading ...

Como recortar triângulos em tecidos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitos desenhos complexos de colchas exigem triângulos de diversos tamanhos e a maioria com um ângulo reto. Recortá-los pode ser muito fácil, quando se lembrar da geometria aprendida na escola e formar primeiramente os quadrados. Por mais que pelo menos um lado de cada triângulo for cortado de viés, será corrigido quando forem costurados juntos. Dependendo das instruções da colcha, a costura será feita de forma que um lado cortado não seja unido a outro também cortado, para prevenir que aquela área não seja esticada em excesso.

Instruções

Corte triângulos de materiais estampados na mesma direção para um visual uniforme (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Calcule o tamanho necessário do triângulo usando a largura e a altura das peças de triângulo e adicionando 2,2 cm para as bainhas enquanto recorta o quadrado. Por exemplo, para triângulos com 10,2 cm de base e de altura, corte um quadrado de 12,4 cm em cada lado.

    Loading...
  2. Meça, marque e recorte um quadrado de acordo com a medida calculada e os 2,2 cm de folga.

  3. Dobre o quadrado ao meio, juntando os dois cantos opostos, para formar um triângulo. Coloque a tesoura entre as duas camadas de tecido na base do triângulo e recorte na dobra. Outro método para cortar o triângulo de tecido é apoiar uma régua sobre o quadrado (desdobrado) de um canto ao outro oposto, marcar e cortar a diagonal para fazer os dois triângulos de meio quadrado.

Loading...

Dicas

  • Corte os triângulos de meio quadrado na metade como opção para triângulos de um quarto de quadrado.

O que você precisa

  • Régua
  • Caneta marcadora
  • Tesoura ou estilete circular
  • Base gradeada para o estilete (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...