Tempo de recuperação de uma cirurgia a laser nos olhos

Escrito por contributing writer | Traduzido por kaike misuno
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tempo de recuperação de uma cirurgia a laser nos olhos
Saúde dos olhos (eyes image by PD-Images.com from Fotolia.com)

LASIK é o nome comum associado à cirurgia a laser ocular. A primeira versão deste procedimento é chamada de PRK, e ainda é comumente realizada. Já o LASIK é o método mais conhecido. PRK significa processo ceratectomia fotorrefrativa, e a diferença do LASIK é que, em vez de cortar uma parte da córnea para acessar o olho, somente são retiradas as camadas mais superficiais da córnea. Isto reduz as chances de complicações, mas aumenta o tempo de recuperação.

Outras pessoas estão lendo

Recuperação imediata

Às vezes, a cirurgia PRK é melhor que a LASIK, devido à redução dos riscos de complicações. LASIK envolve o corte de uma parte da córnea, e é justamente esse processo que aumenta o risco de infecções e complicações. PRK, pelo contrário, envolve modelar suavemente a camada superior da córnea, deixando menos espaço para complicações, mas requer um período de recuperação mais longo. A cirurgia é totalmente indolor para a maioria dos pacientes. Embora exista algum desconforto enquanto o cirurgião está modelando a córnea, o paciente será anestesiado via oral, e serão administradas algumas gotas para os olhos. Os dois primeiros dias geralmente serão os mais dolorosos. Por esta razão, a maioria dos cirurgiões prescrevem Vicodin e tetracaína em gotas para que o paciente utilize conforme necessário. Durante o tempo de recuperação (três dias após a cirurgia), deve feito o mínimo possível no que se refere ao uso dos olhos.

Recuperação longa

Normalmente, no PRK, cinco dias depois da cirurgia, o paciente retirará as lentes "curativas" e será capaz de retomar suas atividades normais. Exercícios vigorosos ou qualquer esporte ou atividade que possa resultar em contato com os olhos (boxe, por exemplo) deverão ser evitados. Ao contrário dos pacientes de LASIK, que muitas vezes terão alcançado os benefícios da cirurgia a esta altura, os pacientes PRK terão que esperar por pelo menos seis meses para finalmente ver exatamente os benefícios da cirurgia. Eles serão capazes de enxergarem bem durante este tempo, mas será muito cedo para avaliar os resultados da PRK antes dos seis meses.

O papel do paciente

Existem muitas coisas que o paciente deve fazer durante a sua recuperação para acelerar o processo e garantir a cura completa. A maioria dos médicos irão recomendar ômega 3 como um suplemento vitamínico. Este suplemento mantém a umidade das células da pele, o que ajudará o paciente a evitar a síndrome do olho seco. Ômega 3 pode ser obtido na forma de comprimidos de óleo de peixe ou óleo de linhaça, ou através da dieta, na forma de duas ou mais refeições de peixe por semana. O paciente também é aconselhado a evitar o máximo possível o uso de ventiladores e o uso prolongado do computador, preferencialmente na primeira semana, e inclusive após a cirurgia, pois esses hábitos contribuem para o ressecamento dos olhos.

Retoque

Em alguns casos, o paciente e o médico podem não ver os resultados desejados após os seis meses. Deve-se notar que estes casos são muito raros em comparação ao número de casos em que a cirurgia é realizada com sucesso. Ainda assim, vale a pena perguntar ao médico se ele vai refazer a cirurgia sem cobrar novamente, caso os resultados não sejam os ideais. A maioria dos cirurgiões de renome tem um contrato para discutir isso antes da cirurgia. Se outra cirurgia for necessária, o tempo de recuperação após a segunda cirurgia será o mesmo que o da primeira.

Após a cirurgia

Enquanto a recuperação é feita no primeiro ano após a cirurgia PRK, é importante que os pacientes continuem a cuidar dos seus olhos de acordo com este procedimento. Isso inclui manter sempre consigo um colírio para umedecer os olhos, usar óculos escuros sempre que dirigir ou estiver no sol, e sempre se alimentar com ômega 3 e outras vitaminas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível