Recuperação de cirurgia de meningioma no lobo frontal

Escrito por berit brogaard | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Recuperação de cirurgia de meningioma no lobo frontal
Uma ressonância magnética pode mostrar se você tem um tumor cerebral. (medicina_nuclear-15 image by Paco Ayala from Fotolia.com)

Os meningiomas são aproximadamente 20% de todos os tumores cerebrais. Ele é um tipo de tumor que se desenvolve nas meninges, as membranas protetoras que cobrem o cérebro e o cordão espinhal. A maioria dos meningiomas são pouco agressivos ou benignos, embora até 5% seja agressivos ou malignos. Os meningiomas benignos crescem lentamente e não invadem o tecido à sua volta ou se espalham para outras partes do corpo, mas frequentemente precisam de cirurgia, pois comprimem o tecido adjacente do cérebro conforme crescem. Felizmente, os meningiomas têm um excelente prognóstico -- a recuperação completa geralmente ocorre dentro de poucos meses.

Outras pessoas estão lendo

Meningioma no lobo frontal

Os meningiomas se originam de células cancerosas localizadas na camada do meio das meninges. Eles se prendem à camada externa e normalmente continuam a crescer para dentro, embora também possam crescer para fora, fazendo com que o crânio aumente. Os meningiomas no lobo frontal são tumores na camada externa da membrana que comprimem o lobo frontal, uma área do cérebro que é localizada antes ou à frente dos hemisférios cerebrais. O tipo de meningioma que mais causa essa pressão no lobo frontal são meningiomas do sulco olfativo. Eles ocorrem na linha média abaixo do lobo frontal, numa área chamada "sulco olfativo".

Sintomas

Os meningiomas no lobo frontal podem causar dores de cabeça, convulsões, perda de visão, inflamação do nervo óptico, olfato prejudicado, perda de memória, falta de discernimento, capacidade mental reduzida e mudanças de personalidade que podem ser confundidas com depressão. Em casos raros, esse tipo de meningioma podem levar à paralisia em um dos lados do corpo.

Cirurgia

A maioria dos meningiomas no lobo frontal podem ser removidos cirurgicamente através do nariz ou de uma craniotomia. Em casos mais avançados, o cirurgião entra no cérebro através de uma pequena abertura no crânio nas sobrancelhas. O próprio osso do paciente é usado para fechar a abertura depois do procedimento. O objetivo da operação é remover completamente o meningioma, incluindo o tecido que o pressiona na camada externa da membrana. Em 20-25% dos casos, entretanto, o meningioma não pode ser removido completamente. Nesses casos, radiação é usada para prevenir que ele continue crescendo.

Recuperação

Depois da cirurgia, a maioria dos pacientes será transferida para uma unidade de cuidado intensivo e ficará por lá pelo menos uma noite. Dor de cabeça, tontura, confusão e perda de memória são comuns. Inchaço por causa da cirurgia ou da radiação podem, além disso, causar dores de cabeça, vômito, falta de equilíbrio e coordenação e mudanças de personalidade. Esses sintomas geralmente desaparecem em algumas semanas ou meses. Se o tumor causou paralisia, fisioterapia pode ser necessária para recuperar a mobilidade.

Neuroplasticidade

Em alguns casos, tumores cerebrais e seus tratamentos podem causar danos permanentes ao cérebro. Entretanto, mesmo com esses danos, é possível recuperar a funcionalidade. Neurologistas costumavam pensar que o cérebro era conectado depois dos primeiros anos de vida, mas pesquisas mostraram que nossos cérebros são muito mais maleáveis do que pensamos. Norman Doidge, um psiquiatra da Universidade de Toronto e autor do bestseller do New York Times "The brain that changes itself", diz que com muito trabalho podemos forçar o cérebro a se reconectar. Mas nós temos uma chance melhor de recuperação completa antes do cérebro criar seus próprios novos "hábitos teimosos", acrescenta Doidge.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível