Recuperando-se de uma cirurgia de reparação do menisco lateral do joelho

Escrito por rebecca boardman | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Recuperando-se de uma cirurgia de reparação do menisco lateral do joelho
Anatomia óssea do joelho

Recuperar-de se qualquer cirurgia feita no joelho é um processo delicado. Os movimentos do joelho, uma das articulações mais complexas do corpo, desempenham um papel essencial em muitas atividades do dia-a-dia. A maioria das pessoas raramente pensa sobre esses movimentos até o momento em que não conseguem fazê-los. A recuperação de um reparo cirúrgico do menisco lateral requer um extenso período de fisioterapia, e um retorno completo às atividades regulares e à prática de esportes vai levar tempo e cuidado.

Outras pessoas estão lendo

Recuperação depois da cirurgia

Lesionar um menisco não é um ferimento a ser tratado com leveza: é sério o suficiente para tirar um jogador de futebol profissional de campo permanentemente se os danos forem ruins o suficiente. O menisco é o revestimento liso que cobre o osso e permite que a articulação do joelho deslize suavemente. Quando o menisco está lesionado, o osso se desgasta e causa ainda mais lesões por dentro, causando atrito entre os ossos e fazendo com que a articulação se degenere rapidamente. A cirurgia pode reparar o menisco e minimizar a lesão.

Se a cirurgia for realizada, siga os procedimentos apropriados para recuperação. Assim que você sair da cirurgia, comece a seguir o procedimento G.C.E,: Gelo, Compressa e Elevação. Coloque uma bolsa de gelo coberta com uma toalha sobre o joelho que passou pela cirurgia. Comprima com uma atadura ou meia de pressão. Eleve o joelho até pelo menos a altura do seu quadril e preferencialmente acima da altura do seu coração. Durante a recuperação, esses três passos vão ser suas ferramentas mais úteis. Ao primeiro sinal de qualquer deslocamento ou anormalidade, mesmo depois de você ter se recuperado completamente, siga o procedimento G.C.E. para evitar inchaços e minimizar os danos aos tecidos do joelho.

Fisioterapia

A fisioterapia representa o estágio mais importante da recuperação de sua cirurgia para reparo do menisco lateral. Seu médico vai atribuí-lo um regime de fisioterapia e é essencial que você o siga. Com frequência, o cirurgião terá um fisioterapeuta disponível, ou vai lhe recomendar algum que trabalhe com seus pacientes. Comece a fisioterapia o mais rápido possível e dê continuidade a ela religiosamente até que o médico o libere. Muitos pacientes de cirurgias no joelho cometem o erro de parar a terapia antes de serem liberados. Os fisioterapeutas são treinados para que você tenha a melhor recuperação possível. Se você quer voltar a usar seu joelho completamente e se livrar da dor, você não pode cometer o erro de abandonar seu tratamento com o fisioterapeuta. Siga todas as instruções que ele lhe passar, tanto durante o atendimento, quanto fora dele.

A fisioterapia vai começar com exercícios simples de quadríceps: tensione os músculos do quadríceps por 10 segundos e relaxe. Repita até se cansar. Conforme os quadríceps forem se adaptando aos exercícios depois da cirurgia, o fisioterapeuta adicionará levantamento de perna, ondulações e exercícios de equilíbrio a sua programação. No fim, você usará máquinas de peso para aumentar a força nos quadríceps e nos músculos do joelho. A fisioterapia geralmente dura pelo menos 12 semanas depois da operação.

Continuando com os cuidados

Uma vez que você retomou a maioria das suas atividades comuns, tome certos cuidados quanto a não machucar novamente o joelho. Seu menisco foi reparado, mas os joelhos podem se lesionar novamente. Mesmo com a melhor fisioterapia, seu joelho pode estar menos estável depois da cirurgia para reparação do menisco lateral.

Quando terminar suas tarefas diárias, preste bastante atenção aos seus níveis de dor. Se sentir compressões ou desconfortos, pare qualquer atividade que estiver fazendo. Se houver algum inchaço, aplique imediatamente o procedimento de G.C.E. Ligue para o médico se o inchaço ou dor persistirem por mais de 24 horas. Além disso, se você praticar esportes ou outras atividades que exigem esforço, é melhor usar alguma cinta de apoio no joelho que sofreu a cirurgia. Lembre-se: reparar o menisco não elimina a lesão como se ela nunca tivesse acontecido. Cuidados apropriados com a articulação vão garantir melhores resultados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível