Como se recuperar do abuso de um narcisista

Escrito por tara shakti | Traduzido por saryne cruz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O livro "Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders", em sua 4ª edição de 1994 da Associação Americana de Psiquiatria, define o transtorno de personalidade narcisista (TPN) como "Um padrão generalizado de grandiosidade (na imaginação ou comportamental), necessidade de admiração e falta de empatia". Conviver ou lidar com alguém com TPN pode ser bastante traumático. O abuso emocional com frequência causado pela pessoa que tem TPN leva bastante tempo para se curar. Por sorte, existe apoio disponível para assistir pessoas em recuperação por abuso de narcisistas.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Reconheça o narcisismo pelo que ele é. A pessoa com TPN tem um senso inflado de autoimportância, vê a si mesma como perfeita e atacará qualquer um que tente quebrar a sua imagem "sem manchas". Ela se mostra imponente, egocêntrica, com comportamentos egoístas e causa bastante trauma psicológico nas pessoas ao seu redor.

  2. 2

    Saiba exatamente o que os narcisistas fazem. Eles requerem atenção e admiração constantes e com frequência usam os outros de forma egoísta para as próprias necessidades. Quando criticadas, elas reagem acusando, insultando e colocando o outro para baixo, deixando as vítimas de sua raiva se sentirem rejeitadas, feridas, humilhadas e impotentes. Eles também distorcem a realidade, se contradizendo, mentindo ou negando eventos do passados para fazer com que pareçam superior. Eles fazem as pessoas duvidarem do que sabem e se não estão loucas.

  3. 3

    Não demonstre fraqueza a um narcisista. Por não terem empatia, eles não têm compaixão com ninguém que mostra vulnerabilidade emocional (raiva, tristeza, dor). Na verdade, isso apenas aumenta seu senso de superioridade e lhes dá motivos para um ataque posterior e abuso.

  4. 4

    Não espere que um narcisista mude. Existe uma frase no programa de 12 passos: "Não vá à loja de ferragens para comprar leite". Não continue voltando para essas pessoas pensando que, desta vez, elas agirão diferente. Isso apenas dá lugar a decepções, sofrimento e raiva. Aceite que eles serão sempre dessa forma.

  5. 5

    Estabeleça limites pessoais. Por acreditar que o mundo gira ao redor delas, as pessoas narcisistas tentarão manipulá-lo com culpa, vergonha ou outras táticas para conseguir que você faça coisas que pode não querer fazer. Mantenha-se firme. Coloque as suas necessidades e cuidado próprio em primeiro lugar. Deixe claro para o narcisista que existem alguns comportamentos (gritar, vitimização, etc.) que você não aceitará -- e não aceite.

  6. 6

    Proteja a si mesmo limitando o seu contato com o narcisista. Se você vive com uma pessoa narcisista e decide ir embora, tenha certeza de que você pode fazer isso sem que a pessoa vá atrás e ameace com violência. Se você não pode deixá-la ou escolhe não fazê-lo, procure ter certeza de que está salvo e tem bastante suporte para lidar com essa pessoa.

  7. 7

    Fale sobre os seus problemas com um terapeuta, procure grupos de apoio, busque assistência com o relacionamento. Existem vários sites online para aprender sobre TPN e fóruns de grupos de apoio, tanto presenciais como online.

  8. 8

    Perdoe. Perceba que narcisistas não têm consciência de como estão magoando os outros. Elas são pessoas com uma doença mental, um transtorno de personalidade. Pense nelas como crianças pequenas, ao invés de adultos que sabem o que estão fazendo e são responsáveis por suas palavras e ações.

  9. 9

    Saiba que você é adorável. Ao contrário do que o narcisista na sua vida disse ou como o tratava, você é digno de ser amado, de felicidade e sucesso na vida. Cultive relacionamentos nos quais seja apreciado e valorizado por quem é. Saiba que a recuperação é possível e que você pode ter uma vida diferente e melhor.

Dicas & Advertências

  • Lembre-se que você está lidando com alguém que tem um transtorno de personalidade. Em todas as suas interações não espere que a pessoa exiba pensamentos e comportamentos normais e saudáveis.
  • Narcisistas não aceitam muito bem críticas e rejeição. Então se você for deixar uma pessoa narcisista, parente ou membro da família, tenha certeza de que você está seguro e protegido. Separe-se da forma mais tranquila e calma que puder, para não criar brigas ou se machucar no processo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível