×
Loading ...

Como se recuperar de um casamento narcisista

Um narcisista é alguém apaixonado e obcecado por si mesmo. Ele é egoísta e impiedoso em sua busca por dominância, gratificação e ambição. Não se preocupa com ninguém além de si mesmo. De acordo com o psicólogo Sam Vaknin, narcisistas constantemente sentem inveja de outras pessoas, são arrogantes, dão muita importância a si mesmos e não têm empatia por outros. Para aumentar sua frágil auto-estima, eles tentam destruir suas parceiras. Quem se casa com um geralmente tem dificuldades em sair dessa relação e a recuperação pode ser dolorosa.

Instruções

Um narcisista é alguém apaixonado e obcecado por si mesmo (A young man from inside the mirror image by Lieson from Fotolia.com)

    Se recuperando de um parceiro narcisista

  1. Conheça as características do seu companheiro narcisista. Eles demonstram ciúmes, insegurança, infidelidade, possessividade, são mentirosos patológicos e abusam física e psicologicamente das pessoas. Ao se recusar a abrir exceções para esses comportamentos, você estará apta a julgá-los como inaceitáveis. Quando você abandonar seu casamento, o narcisista pode tentar manipulá-la com seu charme para tentar te reconquistar. Perceba que, a menos que o narcisista se conscientize de seu problema e busque ajuda profissional, ele não mudará. Assim que te reconquistar, ele voltará a demonstrar seu comportamento narcísico.

    Loading...
  2. Entenda que você é uma pessoa completa. Pode ser que você tenha se apaixonado pelas características maravilhosas que o narcisista mostrou enquanto te paquerava e também pelas exibidas no início do relacionamento. É possível que, como resultado disso, você tenha desenvolvido codependência. A personalidade suave, generosa e atenciosa dele pode ter cegado você e até mesmo satisfeito suas necessidades emocionais. Aprender a ser emocionalmente independente, além de te ajudar a se transformar em alguém que consegue viver só, ajuda a diminuir sua vulnerabilidade ao próximo narcisista que cruzar seu caminho. Se valorize, crie limites para si e não aceite menos do que merece.

  3. Leia e aumente seus conhecimentos sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista. Ler sobre os motivos pelos quais um casamento com um narcisista é nocivo para a sua saúde física e mental podem fazer com que você se sinta capaz e livre. Use a internet (veja a seção Recursos) e visite a biblioteca local em busca de livros que possam esclarecer quais os riscos de um casamento assim. Junte-se a um grupo de auto-ajuda onde você possa se comunicar com outras pessoas que enfrentaram relacionamentos narcisistas. É difícil encarar a dura realidade que é ter um esposo narcisista - alguém que não te valoriza como pessoa mas apenas como uma extensão de si mesmo.

Loading...

Dicas

  • Se seu companheiro narcisista mostrar tendências violentas após a separação, não hesite em chamar a polícia. Policiais e tribunais podem oferecer os meios necessários para sua proteção.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...