Saúde

Como se recuperar de uma cirurgia de hérnia abdominal

Escrito por catherine field | Traduzido por marcelo couto
Como se recuperar de uma cirurgia de hérnia abdominal

Os cirurgiões realizam uma cirurgia laparoscópica, um método comum para reparar hérnias abdominais

laporoscopy image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com

Uma hérnia abdominal é uma debilidade na parede do abdômen que permite que um pedaço pequeno dos intestinos ou de tecido adiposo escape. O objetivo da cirurgia é devolver esses conteúdos para a cavidade abdominal e reparar o ponto fraco na parede muscular. A recuperação de qualquer tipo de cirurgia requer descanso e acompanhamento médico, mas no caso da cirurgia de hérnia abdominal, dependerá do método cirúrgico utilizado para reparar o problema.

Outras pessoas estão lendo

Cirurgia laparoscópica

Os benefícios de uma cirurgia laparoscópica são uma estadia mais rápida no hospital e um período de recuperação curto. Pacientes que têm problemas de hérnia abdominal reparados através da laparoscopia, geralmente recebem alta dentro de 24 horas após o procedimento, e relatam menos dores do que os indivíduos que passam por uma cirurgia com abertura do abdômen. Ainda assim, enquanto a hérnia estiver cicatrizando, os médicos orientam o paciente a evitar levantamento de pesos e atividades desgastantes. Com permissão, muitas pessoas são capazes de retornar às atividades normais dentro de uma semana após a cirurgia.

Cirurgia com abertura

Pessoas que já passaram por cirurgias abdominais ou possuem aderências no abdômen, faixas de tecido que se formam após procedimento abdominal ou pélvico, ou por causa de infecção, podem considerar mais seguro realizar uma cirurgia aberta. Se recuperar desse tipo de procedimento requer mais tempo no hospital, o que, na média, varia de dois a três dias. Ao contrário de pequenas incisões feitas durante a laparoscopia, que são seladas com cola cirúrgica, a cirurgia aberta exige uma incisão maior no abdômen. Esse corte dependerá do tamanho e do local em que a hérnia se encontra, além de necessitar de suturas.

Riscos e complicações

Assim como qualquer tipo de procedimento cirúrgico, existem riscos e complicações. Quem passa por uma cirurgia laparoscópica possui pequenas incisões e, por causa da medicação contra dor, podem subestimar a própria condição física. Siga as orientações médicas e descanse. Se passar por uma cirurgia com abertura do abdômen, mantenha o local da incisão limpo. Independentemente do tipo de procedimento, relate sinais de infecção como vermelhidão, ardor e sensibilidade. Se tiver febre, dor na perna ou enquanto estiver em pé, dor no peito ou falta de respiração, procure cuidados médicos.

Dicas úteis

Se passou por uma operação de hérnia, seja laparoscópica ou com abertura, existem algumas coisas que pode-se fazer para ajudar na recuperação. Lembre-se de beber muito líquido e comer fibras para reduzir o risco de constipação pós-operatória. Lembre-se também de evitar levantamento de pesos, flexões e giros com o corpo até que esteja liberado pelo médico. Pergunte a ele quando poderá voltar a praticar esportes e outras atividades de contato.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media