Mais
×

Como se recuperar da cirurgia de redução da mama

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como se recuperar de cirurgia de redução da mama. A mamoplastia de redução, ou cirurgia de redução da mama, tem um processo de cura que leva vários meses para se completar. Estar completamente preparada pode ajudá-la a se recuperar desse procedimento da maneira mais suave e rápida possível. Continue lendo para obter informações sobre como se recuperar de uma cirurgia de redução da mama.

Instruções

Recupere-se de uma cirurgia de redução da mama
  1. Saiba que suas mamas receberão curativos com gaze quando a cirurgia for concluída. Sondas de drenagem também são fixadas para facilitar uma adequada eliminação dos fluidos pós-cirúrgicos (principalmente sangue) que se acumulam nas mamas após o procedimento. Uma bandagem elástica de tensão ou um sutiã especial também podem ser usados.

  2. Entenda que, embora geralmente não seja necessário manter a gaze ou as sondas de drenagem fixados por mais de uma semana, você continuará a precisar do sutiã de suporte durante semanas ou talvez um mês ou dois.

  3. Espere que suas mamas tenham hematomas, e que também surjam alguns inchaços e sensibilidade. Nos primeiros dias após o procedimento, você sentirá a dor pós-cirúrgica. Seu cirurgião pode prescrever medicação para a dor a fim de combater essa reação.

  4. Evite as relações sexuais nos primeiros dez dias após o procedimento. Como a estimulação sexual feminina envolve maior sensibilidade nas mamas, a estimulação sexual pode causar ferimentos a elas.

  5. Vá com calma em relação a trabalho e exercício físico. Você poderá não se sentir muito bem com a atividade física por cerca de duas semanas após a cirurgia, portanto volte lentamente à atividade subsequentemente. O exercício deve permanecer leve a moderado durante todo o processo de recuperação, e a expectativa é que leve várias semanas até você se sentir complemente normal outra vez.

  6. Continue a usar seu sutiã cirúrgico, conforme instruções de seu cirurgião, durante todo o processo de recuperação.

  7. Saiba de antemão que seu primeiro ciclo menstrual após a cirurgia também pode causar dor nas mamas devido às alterações fisiológicas sofridas pelo seu corpo durante a menstruação.

  8. Lembre-se de que embora o procedimento cause cicatrizes permanentes, geralmente não são visíveis a não ser sob cuidadosa inspeção após a conclusão do processo de cicatrização. Pode levar vários meses para se recuperar de uma cirurgia de redução da mama, mas a esmagadora maioria de pacientes de mamoplastia referem total satisfação depois de completamente curadas.

Dicas

  • Espere por alterações temporárias na sensação da mama. Embora essa sensação esteja dormente após o procedimento de mamoplastia, as pacientes normalmente recuperam a sensação nas mamas e mamilos algumas semanas após a cirurgia.

Aviso

  • Evite a cirurgia de redução de mama se estiver planejando amamentar no futuro. A mamoplastia remove uma considerável porção dos ductos lactíferos das mamas. As mulheres que se submetem a essa cirurgia geralmente não poderão produzir leite para alimentação de um bebê depois disso.

O que você precisa

  • Medicação prescrita para dor
  • Médico
  • Sutiã de suporte
  • Gaze e curativos para feridas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article