Como se recuperar de lesões comuns durante a dança

Escrito por s.f. heron | Traduzido por andressa v. da nobrega
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Como se recuperar de lesões comuns durante a dança
Dançarinos têm mais tendência a se machucar (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Dança e lesões caminham lado a lado. Falta de flexibilidade, alongamento inadequado e atividade em excesso podem causar lesões. Mesmo o estresse pode levar os músculos e tendões a se enrijecerem, o que frequentemente resulta em uma lesão. Cada tipo de dança requer a preparação de cada músculo do corpo durante os exercícios. Portanto, é importante alongar-se da maneira adequada antes de qualquer prática ou apresentação. Apesar de realizarem um aquecimento completo, alguns dançarinos têm mais tendência a se machucar. Os pulos, extensões e esforço constante dos músculos podem causar lesões comuns na área da dança, como distensões e cãibras, tornozelos torcidos, machucados nos joelhos e dores nas costas. Tratar a lesão adequadamente lhe permitirá se recuperar em um período adequado de tempo.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Bolsa de gelo
  • Atadura de gelo
  • Bolsa térmica
  • Remédio anti-inflamatório (Ibuprofeno)
  • Água

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Instruções

    Torções do tornozelo

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    Recupere seu tornozelo com descanso apropriado, gelo, compressas e mantendo-o elevado até que o inchaço desapareça. De longe, a lesão mais comum na dança é o tornozelo torcido, que resulta em um pequeno rompimento no ligamento localizado na região. E mesmo um rompimento minúsculo pode causar bastante inchaço. Use a bolsa de gelo por apenas 15 minutos de cada vez e deixe o tornozelo elevado acima do seu coração para estimular a circulação adequada. Reaplique o gelo a cada três horas.

  2. 2

    Envolva seu tornozelo na atadura de gelo para dar mais estabilidade e ajudar a reduzir o inchaço. É seguro voltar a dançar quando seu tornozelo parecer estabilizado. Experimente usar uma tornozeleira para proteger os ligamentos e tendões. Lesões do tornozelo geralmente acontecem mais de uma vez, então volte a dançar gradualmente, para evitar novos machucados no mesmo lugar.

    Como se recuperar de lesões comuns durante a dança
    Mantenha seu tornozelo estabilizado usando uma atadura
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    Consulte um médico para avaliar a severidade da torção se você ainda sentir dor depois de três a quatro dias. Não volte a dançar até que o médico autorize.

    Machucados comuns na dança -- Lesões no joelho

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    As lesões dos joelhos são geralmente causadas pela ampla torção deles (como durante os pliés do balé). Elas são resultado de danos na cartilagem, geralmente causados pelos pulos e aterrissagens. Essas lesões geralmente apresentam inchaço ou dor. Descanso apropriado, gelo, compressas e elevação da área são recomendados.

  2. 2

    Recuperar-se de uma lesão no joelho é complicado, porque dobrar o joelho é uma parte essencial de qualquer dança. O inchaço precisa ter desaparecido antes que você possa voltar a dançar, ainda que parcialmente.

  3. 3

    Estabilize seu joelho durante a dança usando uma joelheira, se necessário, e lembre-se de alongar-se com suavidade, mas de forma completa, antes e depois de se exercitar. Músculos e tendões aquecidos terão menor probabilidade de se lesionar durante os exercícios.

    Lesões nas costas

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    Vários dançarinos podem saltar ao redor da pista em um momento e, no momento seguinte, levar a mão às costas sentindo uma dor excruciante. Lesões nesse local são comuns em dançarinos e causam uma dor que geralmente impede a pessoa até de ficar de pé. Os músculos das costas frequentemente sofrem espasmos, um reflexo que o corpo usa para proteger as articulações da região.

  2. 2

    Se você pode andar e se curvar um pouco, provavelmente tem uma distensão muscular de grau 1. Use a bolsa térmica para diminuir a dor e tome anti-inflamatórios. Se a dor não diminuir após alguns dias, ou se você sentir uma dor aguda nas costas, ou se elas estiverem inchadas, visite um médico para uma avaliação completa.

    Como se recuperar de lesões comuns durante a dança
    Use bolsas térmicas para diminuir a dor nas costas
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    Assim que suas costas começarem a se recuperar, comece a se alongar suavemente para aumentar a mobilidade. Gradualmente, aumente a amplidão de seus alongamentos até voltar a se movimentar de maneira normal. No caso de qualquer lesão nas costas, planeje descansar por uma ou duas semanas a fim de se recuperar completamente.

    Distensões musculares

  1. 1

    Distensões musculares são uma lesão comum no mundo da dança e são causadas por um alongamento excessivo do músculo. Elas requerem descanso e a aplicação de gelo por 15 minutos a cada três horas. Alguns dias de descanso geralmente vão aliviar a dor.

  2. 2

    É importante não voltar a se exercitar até que o músculo esteja forte novamente. Com exceção de um suave alongamento, exercícios de dança e outros mais pesados precisam ser evitados até que seu corpo tenha se recuperado completamente da lesão.

  3. 3

    Os dançarinos precisam alongar-se bem, mas com cuidado, após distender um músculo. Um músculo flexível e aquecido tem menos tendência de apresentar uma lesão. Uma série de alongamentos seguida por exercícios para fortalecer os músculos são os mais indicados para o processo de recuperação.

    Cãibras musculares

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    A fadiga, desidratação e falta de flexibilidade do músculo causam cãibras. Elas podem enrijecer sua perna, costas, pescoço, ou qualquer outro músculo do corpo, e podem ser imensamente dolorosas. Pare de dançar imediatamente.

  2. 2

    Massageie suavemente a área que apresenta a cãibra. Assim que a dor imediata diminuir, alongue muito gentilmente a área, mas de maneira completa. Várias cãibras ocorrem no final de uma sessão de exercícios. Aqueça-se bem antes de dançar e realize alongamentos completos após o treino ou apresentação.

  3. 3

    Cãibras musculares têm uma causa subjacente e frequentemente são provocadas por uma carência de fluidos, sal ou potássio. Beba bastante água, coma de maneira adequada e mantenha-se hidratado enquanto dança. Se suas cãibras forem frequentes ou dolorosas, procure um médico.

Dicas & Advertências

  • Se você sentir uma sensibilidade excessiva por mais do que alguns dias, contate seu médico para averiguar se você não rompeu o músculo ou teve uma lesão mais séria. Tome anti-inflamatórios com cuidado.

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