Mais
×

Como se recuperar do fim de um relacionamento

Atualizado em 17 abril, 2017

Términos de relacionamento podem ser difíceis e dolorosos, mas é importante lembrar que o fim de um namoro não é o fim do mundo. Às vezes, pode até ser algo bom, pois te dará a chance de reavaliar sua vida e talvez fazer com que você encontre alguém que tenha mais a ver com você. A verdade é que você pode seguir a sua vida depois de um rompimento, independentemente do quão ruim tenha sido a experiência.

Instruções

Há vida após o fim de um relacionamento (black & white sad woman image by Galina Barskaya from Fotolia.com)
  1. Dê um tempo para você se curar, se recuperar. Lembre-se de que o tempo cura todas as feridas. Jogue fora fotos, presentes e quaisquer recordações que você associe ao seu ex. É natural entrar em negação, mas esforce-se ao máximo para resistir à tentação de telefonar para o ex e pedir para voltar. O período imediatamente após ao término é quando você está mais vulnerável, então tome cuidado para não acabar voltando o namoro e perceber que cometeu um erro. Evite armadilhas como afogar as mágoas no álcool. Ao contrário, canalize suas energias para atividades positivas que façam você se sentir bem consigo mesma.

  2. Cerque-se de amigos e pessoas queridas. Fale sobre como você está se sentindo e deixe que a confortem e aconselhem. Um rompimento pode ser uma experiência muito solitária, por isso cercar-se de pessoas em quem você confia e ama ajudará a apagar um pouco essa solidão. Não tente lidar com a experiência completamente só. Saia, conheça novas pessoas, reconstrua antigas relações, faça conexões e mergulhe em situações sociais. Mantenha-se ocupada fazendo coisas que gosta em companhia de pessoas queridas. Não se alimente do passado.

  3. Saia e se divirta. Não fique em casa de mau humor, porque isso só fará com que você se sinta ainda mais infeliz. Reúna um grupo de amigos e saia para se divertir. Faça algo legal e excitante como sair para dançar ou fazer uma maratona de bares. Planeje um fim de semana na praia, um acampamento ou uma saída rápida da cidade. Sair com amigos a lembrará que estar solteira pode ser tão divertido quanto estar num relacionamento. Também a ajudará a não ficar pensando no ex.

  4. Tire algum tempo para si mesma e suma do mundo por um tempo. Use esse tempo para pensar sobre a vida e suas expectativas em relação ao futuro. Aproveite este tempo para realizar atividades relaxantes como ler, tomar longos banhos de banheira, se tiver, assistir a filmes ou se entreter com seu passatempo favorito. Basicamente, use esse tempo para fazer o que a deixa mais relaxada e calma. Limpe sua mente de todos os sentimentos negativos para se ajudar a, paulatinamente, abandonar a amargura que tenha ficado.

  5. Comece a sair com outras pessoas. Depois de ter se concedido um tempo adequado para superar seu último relacionamento, pense em voltar aos encontros. Permita-se se apaixonar de novo e aproveitar o início de uma nova relação. Tenha cuidado para não apressar as coisas e dê tempo para que esse novo parceiro entre em sua vida. Tome cuidado para não ser consumida por esta nova união, ou por qualquer outro relacionamento - a gente nunca sabe quando um rompimento pode acontecer.

Dicas

  • Independente do que você fizer, não deixe um rompimento te colocar para baixo. Lembre-se de que todo mundo passa por isso, seja qual for a faixa de idade, cor, classe ou status social. Até mesmo famosos passam por términos difíceis, então não deixe o fim de um relacionamento destruir sua auto-estima.

Aviso

  • Se você notar que, mesmo com o passar do tempo, não está superando o término do relacionamento, busque ajuda profissional. Você pode estar sofrendo de depressão.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article