Recursos naturais que os seres humanos utilizam no dia-a-dia

Escrito por john mack | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Recursos naturais que os seres humanos utilizam no dia-a-dia
O minério de ferro é utilizado na criação de aço para construção de arranha-céus (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

É difícil sobrestimar a importância dos recursos naturais para os seres humanos. Todo dia usamos centenas, se não milhares, de recursos naturais diferentes. Esses recursos existem em vários níveis de abundância, tornando importante para os humanos limitar o uso de maneira responsável e consciente. É difícil imaginar quão diferente a vida seria se essa generosidade da Terra não existisse.

Outras pessoas estão lendo

Água

A água é um recurso natural renovável - o que significa que, geralmente, é capaz de se reconstituir quase tão rapidamente quanto é gasta. No entanto, deve-se estar consciente de problemas como a poluição, má colocação dos centros populacionais e uso irresponsável, pois podem ameaçar o abastecimento de água.

Recursos naturais que os seres humanos utilizam no dia-a-dia
A água é o recurso natural mais fundamental e necessário que existe (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Petróleo

O petróleo é um recurso natural não renovável. Demora milhões de anos para que ele se forme através da acumulação, decomposição e compactação de plantas e organismos mortos. Portanto, uma vez que todo o petróleo que o planeta tem a oferecer for utilizado, não será possível gerar mais tão cedo.

Madeira

A madeira é um recurso renovável, utilizado pelos humanos para fazer móveis, construir casas e ferramentas, aquecer residências e até mesmo defumar carnes. Embora seja renovável, deve-se usar sabiamente essa abundância. O amplo desmatamento de florestas tropicais, por exemplo, pode ter efeitos negativos duradouros em todo um ecossistema.

Recursos naturais que os seres humanos utilizam no dia-a-dia
Fabricantes utilizam a madeira da árvore de maple para fazer tacos de sinuca (Comstock/Comstock/Getty Images)

Animais

Os animais, sem dúvida, fornecem aos seres humanos a mais ampla gama de usos e benefícios em todos os recursos do planeta. Primeiramente, os humanos os consideram como uma fonte de alimento. Vacas, galinhas e peixes são fontes vitais de subsistência. Mas, além disso, muitos animais foram domesticados, e são úteis como ferramentas de trabalho e serviço. Cavalos, cães e camelos têm finalidades que variam do pastoreio ao auxílio de transporte aos cegos. Na era moderna, os cães são particularmente úteis, fornecendo proteção, assistência na busca e resgate, possuem habilidades de rastreio e caça e, é claro, são companheiros.

Grafite

Toda vez que alguém pega um lápis para anotar algo em um papel, está fazendo uso de um mineral chamado grafite. Sua natureza macia e porosa o torna particularmente adequado para esse uso. As mesmas propriedades também fazem do grafite um lubrificante excelente para equipamentos e máquinas industriais.

Recursos naturais que os seres humanos utilizam no dia-a-dia
Os lápis representam o uso combinado: grafite e madeira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Calcita

A calcita, ou carbonato de cálcio, é o segundo mineral mais abundante na Terra. Pode ser encontrado em rochas sedimentares como calcário e arenito, rochas metamórficas como mármore e em rochas ígneas. É usado na alimentação animal, mistura de solos, construção, estátuas e no tratamento de resíduos. Em um formato conhecido como "espato da Islândia", é utilizado até mesmo em óptica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível