Recursos renováveis, não renováveis e inesgotáveis

Escrito por jagg xaxx | Traduzido por mariana rodrigues
Recursos renováveis, não renováveis e inesgotáveis
O petróleo é considerado uma fonte de energia não renovável (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A sociedade industrial depende de energia para sua existência a longo-prazo. Agora, no início do século XXI, a maior parte desta energia é obtida a partir de recursos de fontes não renováveis, principalmente combustíveis fósseis. Pesquisadores estão trabalhando com afinco para aumentar a produtividade de fontes de energia renováveis e inesgotáveis que possam ser usadas no lugar de combustíveis fósseis.

Energia

Embora o termo "energia" seja mais frequentemente usado para se referir à eletricidade, combustíveis fósseis e outras tecnologias, na verdade a energia de uma forma ou de outra é sempre utilizada quando a vida está envolvida. Humanos a criam e usam ao se alimentarem e trabalharem. Ao maximizar a eficiência de fontes de energia, é possível reduzir os recursos necessários e a poluição produzida para atender nossas necessidades. Reduzir as necessidades e conservar energia são os modos mais eficientes de diminuir a quantidade usada pela sociedade.

Fontes de energia renováveis

Fontes de energia renováveis incluem fontes que podem fornecer energia sem esgotarem, desde que não sejam usadas em quantidade e velocidade maiores que possam regenerar. A madeira é uma fonte de energia renovável, mas somente se usada em uma proporção igual ou menor à de sua regeneração. Outras plantas, como cânhamo, milho e feno, podem ser usadas para criação de energia de biomassa e crescem novamente após um ano.

Fontes de energia não renováveis

Fontes de energia não renováveis têm uma existência limitada. As principais são petróleo, gás natural, carvão e urânio, para energia nuclear. Embora, teoricamente, as primeiras três substâncias se regenerem através de processos geológicos, que criaram as que existem atualmente, tais processos levarão milhões de anos e, portanto, não são relevantes para as necessidades atuais da sociedade. Combustíveis fósseis estão sendo usados em uma proporção milhões de vezes mais rápida do que são produzidos, tornando-os uma fonte não renovável para propósitos práticos. Esse é um sério problema causado pela infraestrutura da sociedade industrial que é completamente dependente de petróleo e seus derivados.

Fontes de energia inesgotáveis

Energias como a eólica, a solar e a hidroelétrica utilizam luz do Sol, movimentos do ar e evaporação (usando a água que levanta do oceano, cai na terra, entra em rios e subsequentemente passa por turbinas em barragens). Esses processos irão continuar enquanto existir o clima da Terra, o que significa que a energia pode ser obtida desses meios para sempre. A energia que é obtida a partir de tecnologias geotermais também é efetivamente inesgotável, porque utiliza as altas temperaturas do núcleo do planeta. As fontes inesgotáveis diferem das renováveis porque não se esgotarão sob nenhuma circunstância.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível