Comportamento

Como recusar um convite delicadamente

Escrito por nadria tucker | Traduzido por vanessa arnaud
Como recusar um convite delicadamente

A sinceridade é a chave na recusa de um convite

Dick Luria/Photodisc/Getty Images

Por mais que seja bom ser convidado para casamentos e festas de aniversário, às vezes é preciso dizer não. Talvez você tenha outros planos, a festa seja muito longe ou você simplesmente não queira ir. Seja qual for o motivo, há alguns passos que podem ser seguidos para garantir que o anfitrião da festa não fique ofendido quando, delicadamente, você recusar o convite.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Envie! Caso você tenha recebido um convite por escrito, como um convite de casamento, dizer não é fácil. Tudo o que precisa fazer é preencher o cartão de resposta. Agora que vivemos em uma era digital, e-vites ganharam o espaço dos convites por escrito. Para recusar um e-vite, apenas escolha a resposta adequada e envie. Não é preciso explicar.

  2. 2

    Peça tempo para pensar. Pode ser difícil de lidar com um convite cara-a-cara, principalmente quando você pretende dizer não. A maneira mais educada de responder é pedir um tempo para checar sua agenda. Assim, ao invés de dizer sim e depois não aparecer (fazendo você parecer um mentiroso), você ganha tempo para pensar numa resposta apropriada. Apenas não deixe de responder pessoalmente um convite que foi feito pessoalmente. É uma questão de bons modos.

  3. 3

    Seja simpático. Mesmo tendo que recusar o convite, demonstre gratidão por ter sido chamado. Agradeça o convite. Lembre-se de que você faz parte da lista de convidados enquanto outros ficaram de fora. Quando disser não a um convite, seja gentil. Se o único motivo para não ir for um evento na mesma data, deixe bem claro que gostaria de comparecer caso fosse em um outro dia.

  4. 4

    Seja sincero. Este é o passo mais importante em recusar um convite educadamente. Você não gostaria que lhe contassem uma mentira, então é educado dar a verdadeira razão pela qual não comparecerá. Não é preciso ser grosso — não se deve ofender quem o convida — mas mentir não é elegante. Apenas pense nos motivos para não comparecer e elabore uma maneira gentil de dizer. Sua honestidade será reconhecida.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media