Como recusar um convite educadamente

Escrito por contributing writer | Traduzido por jesse mourao
Como recusar um convite educadamente
Recuse um convite de forma educada (enveloppes image by Gautier Willaume from Fotolia.com)

Há chances de algum momento você receber um convite para uma festa que não poderá ir ou não gostaria de ir. Esta situação pode se tornar muito constrangedora se você ofender a pessoa que o convidou. Aqui estão algumas dicas sobre como educadamente recusar um convite, sem ofender ninguém.

Instruções

    Convites

  1. 1

    Aceite o convite graciosamente. Mesmo se você não gosta da pessoa, ou sabe que não poderá participar do evento, você deve pelo menos transmitir uma impressão de que apreciou sua consideração. Sorria ao receber o convite e tente parecer genuinamente feliz. Dizer algo bom para que expresse sua gratidão é uma boa ideia. Certifique-se de não deixar passar quaisquer sinais mistos, como um tom arrogante ou postura chateada.

  2. 2

    Diga a ela que é possível que você vá ao evento, mas não é certeza. Mesmo que isso não seja verdade, não a deixe pensar que você está propositadamente escolhendo não participar. Para evitar que a pessoa crie muita expectativa, diga a ela que você gostaria de ir, mas você não tem certeza se vai poder.

  3. 3

    Responda ao convite dentro do prazo estipulado. É muito rude protelar uma resposta até o último minuto. Tente dar uma resposta o mais cedo possível para mostrar que você foi atencioso com a preparação do evento.

  4. 4

    Diga a pessoa que poderá haver outra oportunidade. Este passo não é totalmente necessário se você não gosta mesmo da pessoa que o convidou, porque iria comprometer a sua integridade, embora, geralmente, é uma grande técnica para garantir que a pessoa que o convidou não se ofenda. Isso reduz os sentimentos ásperos, pois mostra a ela que você lamenta em perder uma oportunidade de passar um tempo com ela.

  5. 5

    Pergunte como foi o evento da próxima vez que vê-la, se for conveniente. Este é um gesto simpático que será apreciado, desde que você consiga mostrar interesse e faça-o com sinceridade. Mais uma vez, este passo não é totalmente necessário, mas é uma ótima maneira de recusar educadamente um convite.

Dicas & Advertências

  • Se você sabe com certeza que não vai poder comparecer, responda imediatamente. Isso dá a outra pessoa tempo suficiente para que ela convide outras pessoas.