O que é uma rede iDEN?

Escrito por rex molder | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma rede iDEN?
A iDEN é um tipo de rede celular com o recurso de rádio em mão dupla e "push-to-talk" (aperte para falar) (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A sigla "iDEN" significa Integrated Digital Enhanced Network (Rede Digital Integrada Avançada) e é um dos sistemas de rede celular mais populares em uso atualmente. O recurso mais conhecido da iDEN é o rádio em mão dupla, que emite um bipe característico quando ativado. Vários países possuem redes celulares de iDEN ativas, incluindo o Brasil. A rede de iDEN utilizada no Brasil é a Nextel.

Outras pessoas estão lendo

Visão geral sobre a iDEN

A corporação Motorola desenvolveu o sistema iDEN e, consequentemente, foi o primeiro fabricante de equipamentos compatíveis. A rede iDEN suporta voz digital, rádio em mão dupla, serviços de "pager" alfanumérico, mensagens de texto e dados, apesar de a transmissão de dados ser lenta quando comparada com outros tipos de redes sem fios. A rede é baseada na arquitetura de Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA) e opera nos alcances de frequências 800MHz, 900MHZ e 1.5 GHz. A TDMA, também utilizada em redes do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM), permite que os usuários operem na mesma frequência, alternando os intervalos de tempo. Assim como ocorre com as redes GSM, os dispositivos iDEN funcionam através do uso de um cartão SIM, apesar de a maioria dos telefones iDEN não serem compatíveis com as redes GSM.

Redes iDEN

A Nextel construiu a maior rede iDEN nos Estados Unidos. A Sprint comprou a Nextel em 2005, junto com a subsidiária pré-paga da Nextel, a Boost Mobile. A Sprint anunciou que iria eliminar gradativamente a rede iDEN e substituí-la pela arquitetura CDMA da empresa. A iDEN também é popular em vários outros países, incluindo o Canadá e o México, onde a Sprint / Nextel mantém um acordo com provedores de rede, permitindo que os seus clientes as utilizem. Além do Brasil, outros países com grandes redes iDEN incluem o Japão, a Arábia Saudita, a China, Israel e as Filipinas.

O rádio iDEN

O recurso de rádio "push-to-talk" (aperte para falar) é chamado de Direct-Connect (Conexão direta) pela Nextel e é o recurso que diferencia a iDEN das outras tecnologias de rede celular. Utilizando esse recurso de rádio, também conhecido como "walkie-talkie", os usuários pode se conectar rapidamente com outros clientes da rede iDEN. A maior desvantagem desse recurso é que ele é "half-duplex", que significa que somente uma pessoa por vez pode falar. O recurso tornou-se especialmente popular para negócios que precisam conectar vários funcionários ao mesmo tempo com rapidez, que é possível na iDEN utilizando o recurso de conferência em grupo.

Equipamento iDEN

A Motorola desenvolveu o sistema iDEN e é a maior fabricante de dispositivos desse tipo. Os telefones dessa empresa que podem funcionar na rede iDEN possuem modelos que começam com a letra "i", seguidos por um número. A Motorola também oferece smartphones iDEN que utilizam o sistema operacional Android, do Google. Apesar do anúncio da Sprint de eliminar sua rede iDEN, a Motorola afirmou que iria continuar a desenvolver dispositivos iDEN para uso em outras redes. A RIM (Research in Motion -- Pesquisa em movimento) agora oferece vários modelos novos do seu smartphone Blackberry para uso na rede iDEN da Sprint / Nextel.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível