Como redefinir a marcha lenta básica em um TBI GM

Escrito por lee sallings | Traduzido por thiago andre scarani
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Como redefinir a marcha lenta básica em um TBI GM
Caso a marcha lenta esteja desregulada, você mesmo pode regulá-la (NA/Photos.com/Getty Images)

O sistema TBI (Throttle Body Injection, Injeção no Corpo de Borboleta) utiliza um par de injetores de combustível de baixa pressão montados sobre a abertura do corpo de borboleta. Ao contrário do sistema de injeção em porta, que dispersa o combustível no interior do coletor de admissão, logo acima da válvula de admissão, os injetores desse sistema dispersão o combustível diretamente no corpo de borboleta, logo acima da placa do acelerador. O vão de ar entre o corpo de borboleta e a placa do acelerador é calibrado para permitir a passagem de ar suficiente para que o motor rode em sua marcha lenta normal. A válvula IAC (Idle Air Control, controle de ar em marcha lenta) utiliza a central de injeção para regular a velocidade da marcha lenta de acordo com as condições do motor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Furados
  • Martelo pequeno
  • Pino para bola de golfe
  • Clipe de papel
  • Conjunto de chaves Allen
  • Conjunto de chaves de boca

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Instruções

  1. 1

    Remova a borboleta que fica sobre o suporte do filtro de ar e remova-o do corpo de borboleta para ter acesso às linhas de vácuo. Elas ficam presas na parte inferior do suporte. Gire e puxe as mangueiras de vácuo para soltá-las do suporte do filtro de ar e deixe-o de lado. Tampe as linhas de vácuo com os pinos para bolas de golfe ou outro objeto apropriado.

  2. 2

    Tire a tampa do parafuso da marcha lenta, que fica na parte dianteira direita do corpo de borboleta, usando um martelo para passar um furador pela tampa e então usando o furador para forçar a tampa para fora do corpo de borboleta. Descarte-a. Ligue o motor e deixe-o rodar até que aqueça.

  3. 3

    Desligue o motor e deixe a chave de ignição na posição "Off" (desligado). Desdobre um clipe de papel, deixando-o em forma de U. Insira suas pontas nos terminais A e B do conector ALDL (Ligação de diagnóstico na linha de montagem, Assembly Line Diagnostic Link), que também é chamado de conector de diagnóstico. Nos veículos GM que usam essa injeção TBI, este conector é retangular e de plástico preto, e fica sob o lado do motorista do painel. Os terminais A e B ficam no canto superior direito do conector.

  4. 4

    Desconecte a válvula IAC, que fica do lado traseiro do passageiro do corpo de borboleta. Ligue o motor. Coloque uma chave Torx T-30 no parafuso de ajuste da marcha lenta, que fica atrás da tampa que foi removida anteriormente. Gire o parafuso até que a marcha lenta esteja em 650 RPM +/- 50 RPM.

  5. 5

    Desligue o motor e desconecte o terminal negativo da bateria com uma chave de boca. Reconecte a válvula IAC. Recoloque o suporte do filtro de ar e tire o clipe de papel do conector ALDL. Reconecte o terminal da bateria após cinco minutos e teste o veículo.

Dicas & Advertências

  • Utilize óculos de segurança e luvas ao trabalhar perto de um motor que esteja girando para evitar ferimentos graves.

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