Como redigir comentários sobre a avaliação de desempenho de funções

Escrito por kelsey childress | Traduzido por jose airton almeida neto
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Como redigir comentários sobre a avaliação de desempenho de funções
Escolha as palavras apropriadas para uma melhor relação entre supervisor e funcionário.

As avaliações de desempenho são partes cruciais da relação supervisor-funcionário, permitindo não só que os funcionários saibam que as suas realizações foram reconhecidas, mas também para alertá-los de que alguns aspectos precisam ser melhorados. No entanto, durante a avaliação, pode ser difícil encontrar as palavras apropriadas ao redigir um comentário sobre o desempenho tido. Escolher frases construtivas e positivas criam uma possibilidade maior de interação entre o funcionário e o supervisor, aumentando, também, a produtividade e a satisfação com o emprego.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Reveja as avaliações passadas do funcionário. Veja quais pontos fortes e fracos foram observados nas avaliações anteriores. Isto vai lhe ajudar a se familiarizar com o histórico e perfil do empregado e as informações anteriores das avaliações de desempenho.

  2. 2

    Analise o desempenho do funcionário desde a última avaliação. Isto vai lhe ajudar a descobrir como e quanto o seu desempenho mudou e se foi de forma positiva ou negativa. Identifique as realizações passadas e comente sobre as falhas do funcionário, ou que ele tem melhorado desde a última avaliação. Isto irá mostrar que você está ciente do seu progresso e do seu crescimento. Procure também outras realizações ou problemas que não foram mencionados em avaliações passadas.

  3. 3

    Escreva no mínimo cinco aspectos positivos, explicando-os durante a avaliação. Utilize avaliações passadas e observações atuais sobre a produtividade, a pontualidade e os prazos cumpridos, apontando os acertos do funcionário. Ao dizer isto, comentando sobre o seu sucesso, você está reconhecendo as suas habilidades pessoais e as suas realizações. Escreva esses elogios sem adjetivos, e, se necessário, aponte o talento do funcionário em áreas específicas que podem levá-lo a outras oportunidades. Este é o melhor jeito de fazer com o que o funcionário se sinta bem em relação às suas realizações ao longo dos anos.

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    Escreva ao menos cinco aspectos em que o funcionário deve melhorar, sugerindo soluções para melhorias e crescimento, e não apenas uma lista de pontos fracos. Por exemplo: "João demonstrou uma grande atenção aos detalhes na apresentação do relatório de dezembro. Sabemos que ele tem condições de melhorar o seu desempenho de uma forma mais consistente". Além disso, busque novas áreas ou tarefas que possam ter se tornado um problema desde a última avaliação feita. Identificar as áreas de melhoria, junto as sugestões de como melhorar, ajuda o funcionário a identificar onde ele ou ela podem contribuir mais para a empresa.

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    Decidam juntos como atingir os objetivos futuros, o que irá lhe ajudar a preparar comentários futuros. Dê sugestões sobre como continuar alcançando o sucesso e as ideais sobre como melhorar determinados aspectos. O funcionário saberá que ele tem um sistema que o apoia e o ajuda a ser mais produtivo e eficiente. Mostre os objetivos por um ângulo construtivo, positivo, certificando-se de que o funcionário sabe que você valoriza o trabalho dele e as contribuições para empresa.

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