Como redigir um contrato comercial

Escrito por ivy liu | Traduzido por randhal wendel
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Como redigir um contrato comercial
Elaborando um contrato comercial (contract 20309 image by pablo from Fotolia.com)

Tentando fazer um contrato comercial? Para fechar o negócio, você precisará de um contrato comercial legal firmado por escrito entre as partes.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Faça um resumo escrito com os termos básicos do acordo. Antes de fazer um contrato comercial, você precisará de todos os termos do acordo final. Se possível, confirme todos esses termos com a outra parte por e-mail.

  2. 2

    Encontre modelos online relevantes do contrato comercial. Dependendo do tipo, pode haver vários modelos online. Altere para adequá-los aos seus termos específicos e necessários.

  3. 3

    Faça um rascunho do contrato usando um dos modelo no Passo 2 ou crie um novo contrato usando uma linguagem clara. Se tiver um contrato comercial simples, você pode não precisar de um modelo. Talvez, seja mais fácil fazer o seu próprio contrato, o qual será assinado por todas as partes.

  4. 4

    Inclua todos os termos e acordos específicos em seu contrato comercial. Leia o contrato. Confirme se incluiu as partes, o objeto, as datas, o local, o porquê e o modo de execução do acordo.

  5. 5

    Considere situações hipotéticas. Verifique se estipulou cláusulas referentes ao não cumprimento, atraso ou negligência. Se for o caso, discuta quaisquer alterações ou condições novas com a outra parte.

  6. 6

    Envie o contrato para seu advogado para revisar caso se trate de um negócio comercial de grandes proporções. Para grandes investimentos, como a compra de uma casa, é melhor ter um advogado para garantir que o contrato está de acordo com a lei.

  7. 7

    Envie duas vias originais para a outra parte com uma pequena carta de apresentação. Todas as partes devem rubricar cada página do contrato e assinar e datar a última. Tome as providências necessárias para ter o contrato assinado o mais rápido possível. Após a outra parte tiver rubricado e assinado as duas vias do contrato, assine e envie uma das vias para a outra parte.

Dicas & Advertências

  • As normas que regulam valores dos emolumentos pagos aos cartórios variam de um estado para o outro; portanto, consulte um advogado ou pesquise para garantir que os termos do contrato sejam legais. Evite ou minimize problemas colocando por escrito todas as questões e resoluções em detalhe. Crie um contrato comercial simples que contenha claramente todos os termos do acordo, bem como possíveis desacordos futuros.
  • Colha primeiro a assinatura da outra parte no contrato, assine e devolva uma via original. Isso permite que você tenha mais controle sobre o negócio e evita a existência de um negócio em aberto por aí com sua assinatura. Caso as circunstâncias mudem durante o decorrer da semana, você tem o direito de não assinar o contrato, obtendo assim mais tempo e correndo menos riscos.

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