Como redigir uma declaração de meta pessoal e profissional

Escrito por sabrina ashley | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como redigir uma declaração de meta pessoal e profissional
Quais são suas metas pessoais e profissionais? (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A declaração de meta pessoal e profissional geralmente é necessária quando uma pessoa se inscreve em programas de graduação. Ao se inscrever em uma faculdade, programas de certificação, cursos de pós-graduação ou uma escola profissional (medicina, direito, odontologia e veterinária), o candidato fornece uma razão detalhada do motivo pelo qual ele ou ela quer estudar esse assunto em particular, e como o assunto se encaixa nos objetivos acadêmicos ou profissionais dele. A competição é dura, então uma declaração de metas pode permitir que um candidato se destaque.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Escolher um programa de graduação
  • Lista das metas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Siga as instruções. Todas as faculdades e universidades têm seus próprios requisitos para inscrição. Os conselheiros de admissões esperam que as instruções sejam seguidas. É importante para o seu futuro acadêmico que você forneça todas as informações necessárias, responda às perguntas completamente e cumpra todos os prazos. O não cumprimento desses requisitos mostrará a sua incapacidade de cumprir as metas profissionais, comprometendo suas chances de admissão.

    Como redigir uma declaração de meta pessoal e profissional
    Quais são suas metas pessoais e profissionais? (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  2. 2

    Encontre um tema. Escolha uma ideia unificadora para a sua declaração de meta. Você quer ajudar as pessoas? Se positivo, quem é seu público-alvo? Crianças, deficientes ou idosos? Ou você prefere ajudar os animais? Você deseja trabalhar com ideias e expandir o seu conhecimento? Você gosta de trabalhar com coisas e descobrir como elas funcionam? Seja qual for o tema ou a meta, tente encontrar experiências específicas de sua vida, que possam ilustrar o tema da sua declaração e explicar a relevância para suas metas profissionais.

  3. 3

    Faça um esboço. Faça anotações sobre o que você deseja escrever. Liste o que o agrada em relação ao assunto que você quer estudar e suas experiências relevantes, incluindo trabalho voluntário, estágios ou trabalhos de meio período. Anote a sua carreira de um, três e cinco anos, e as metas pessoais que deseja atingir após a graduação. Talvez não seja necessário incluir todas essas informações em sua declaração, mas é bom tê-las disponíveis.

  4. 4

    Resuma seus objetivos. No primeiro parágrafo, discuta brevemente sobre programa de graduação ao qual você está se inscrevendo e o motivo. Descreva o que você espera obter do programa para a sua vida acadêmica e pessoal, e por que você escolheu essa universidade em particular.

  5. 5

    Descreva suas metas em detalhe. No corpo da declaração, elabore aquilo que você escreveu no parágrafo introdutório. Discuta sua preparação acadêmica, suas matérias favoritas, como elas se relacionam com o programa, seus interesses relacionados e qualquer informação pessoal que explique como você chegou a essas metas pessoais ou profissionais. Se você deseja se tornar um veterinário, por causa da morte do cachorro da família porque seus pais não puderam arcar com o tratamento veterinário, diga isso. Forneça exemplos concretos e as razões pelas quais você deseja atingir essas metas específicas.

  6. 6

    Crie uma conclusão convincente. O primeiro e o último parágrafo são os mais importantes, porque são os mais lembrados. No parágrafo final, reitere o tema principal de suas metas. Relembre o leitor da sua qualidade mais forte e como ela se relaciona com o programa de graduação ao qual você está se inscrevendo. Escreva uma frase final memorável e interessante.

  7. 7

    Obtenha feedback. Peça para alguém de sua família ou amigo ler a sua declaração. Peça sugestões ou conselhos de como sua declaração pode ser melhorado.

  8. 8

    Revise sua declaração. Enviar uma declaração sem erros gramaticais e ortográficos é importante. Esta é uma forma de causar uma impressão positiva nos funcionários responsáveis pelo processo de admissão. Mostre que você se importa com os pequenos detalhes, revisando sua declaração algumas vezes antes de enviá-la. Após concluí-la, guarde-a por alguns dias e depois revise-a novamente. Provavelmente, você encontrará algumas áreas que podem ser melhoradas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível