Como redigir um e-mail de desculpas

Escrito por robin raven | Traduzido por camila batista
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como redigir um e-mail de desculpas
Escrever um e-mail de desculpas pode ser uma alternativa se o destinatário não pode ser contatado pessoalmente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Um pedido de desculpas deve ser feito sempre pessoalmente, se possível, ou por telefone, através do qual é possível dialogar. Porém, há momentos em que um e-mail de desculpas é a melhor escolha a se fazer. Talvez você queira fazer as pazes com pessoas que você conhece somente em um fórum online, alguém que é militar ou está longe. Se você optar por enviar um e-mail, deve seguir um protocolo para que sua mensagem seja recebida no espírito com o qual foi enviada.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Passo a passo

  1. 1

    Peça desculpas nas duas primeiras sentenças do e-mail. Do contrário, a pessoa pode evitar a leitura da mensagem, dependendo da severidade do mal que você fez. Ao expressar seu arrependimento imediatamente, você aumentará as chances de que a pessoa levará suas desculpas a sério.

  2. 2

    Indique exatamente o que você fez de errado. "Sinto muito por ter ferido seus sentimentos!" ou "Sinto muito por tudo" não é suficiente. Você tem que deixar a pessoa saber que você reconhece e assume a responsabilidade por tudo o que a magoou. Se você honestamente não sabe o que fez, peça desculpas por ter magoado a pessoa. Deixe-a saber o quanto você quer saber o que fez e que você está disposto a fazer o que for preciso para resolver os problemas entre vocês dois.

  3. 3

    Seja conciso e vá direto ao ponto ao escrever um e-mail de desculpas. Mensagens longas tendem a ficar prolixas e a perder efetividade. Elas também podem parecer meras escusas para a pessoa que as recebe.

  4. 4

    Explique o que você planeja fazer para corrigir o problema. Se você cometeu um erro, mostre como planeja resolver isso. Permita à pessoa escolher o caminho pelo qual ela prefere que você resolva o problema. Se você disse o que não queria, expresse o que realmente quer dizer.

  5. 5

    Diga por que você não cometerá o mesmo erro novamente. É aqui que você deve ser cuidadoso. Explicar por que você fez isso, em primeiro lugar, poderá parecer evasivo. Se é realmente importante para você explicar por que fez aquilo, expresse seu medo de que isso possa parecer uma escusa... e deixe claro que você não pensa que seu erro é desculpável, somente uma explicação. Ao mostrar o que você planeja fazer para evitar magoar a pessoa novamente, ela pode voltar a confiar em você.

  6. 6

    Reafirme seu afeto pelo destinatário. Se for um cônjuge, expresse completamente seu amor. É importante deixar a pessoa saber que você a admira e que isso é para o bem, mesmo quando ela está furiosa com você.

  7. 7

    Encerre perguntando o que é necessário para fazê-la sentir-se melhor a fim de ajudar a resolver a situação.

  8. 8

    Escreva uma sentença final carinhosa e sincera e assine o e-mail. Seja paciente na espera pela resposta, pois a pessoa levará um tempo para ler, analisar e responder.

Dicas & Advertências

  • Nunca faça uma escusa. Se você se importa o suficiente a ponto de pedir desculpas, você deve se importar o suficiente para ver a situação a partir da perspectiva da outra pessoa e para assumir a responsabilidade pelo erro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível