Como redigir sua avaliação de desempenho profissional

Escrito por ruth mayhew | Traduzido por elcio borges gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como redigir sua avaliação de desempenho profissional
Identificar seus objetivos e os recursos necessários para atingi-los pode ser bem simples (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Para funcionários que precisam fazer uma auto avaliação anual de desempenho profissional, a introspecção, às vezes, é difícil. Nem sempre é fácil avaliar os seus próprios pontos fortes e fracos; no entanto, identificar seus objetivos e os recursos necessários para atingi-los pode ser bem simples. Reserve um tempo suficiente para preparar uma avaliação de desempenho bem redigida, baseada em exemplos de tarefas que você concluiu durante o período de avaliação. Reveja seu desempenho durante o ano — não apenas nos últimos meses — para fornecer ao seu supervisor uma auto avaliação bem precisa e correta.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Consiga uma cópia do seu arquivo pessoal no departamento de recursos humanos. A equipe de recursos humanos irá informá-lo se há requisitos necessários para solicitar uma cópia de seus materiais de arquivo. Talvez seja necessário apresentar um pedido por escrito. Mencione que você precisa rever o seu arquivo, para acelerar o processo de preparação da sua avaliação anual de desempenho. Leia as avaliações de desempenho do período de avaliação anterior, incluindo quaisquer registros de frequência, críticas disciplinares e ações corretivas tomadas. Procure elogios escritos por supervisores e gerentes, bem como depoimentos de seus colegas sobre seus hábitos de trabalho e feitos.

  2. 2

    Faça uma cópia do formulário de avaliação de desempenho para usar como sua cópia de trabalho. Revise as questões com cuidado, e comece a redigir respostas sobre o seu conhecimento do trabalho, de especializações técnicas, qualificações transferíveis e características pessoais. Se a sua avaliação de desempenho é em formato de narrativa ou ensaio, aborde cada área de atuação separadamente utilizando dois ou três parágrafos para cada conjunto de qualificações. Dedique dois ou três parágrafos para cada conhecimento específico do trabalho ou especialidades técnicas, qualificações transferíveis e características pessoais.

  3. 3

    Avalie o seu conhecimento de trabalho usando exemplos de desempenho que exigiram habilidades especiais, tais como a proficiência em programas de computador, o uso de procedimentos clínicos ou circunstâncias onde a sua experiência foi diretamente utilizada em seu posto de trabalho. Descreva as circunstâncias em que você utilizou sua experiência e seus conhecimentos, o resultado e explique seu aprimoramento nesta área durante o período de avaliação.

  4. 4

    Descreva as suas competências transversais, tais como habilidades de comunicação (verbal e escrita), capacidade de organização e aptidão para a aprendizagem de novos processos ou o uso de critério independente. Mais uma vez, dê exemplos concretos de como você utilizou essas habilidades com relação às suas tarefas de trabalho. Por exemplo, se você for um vendedor de alto desempenho, descreva as suas vendas anuais fornecendo detalhes de como a sua capacidade de comunicação e negociação permitiu-lhe atingir a sua quota de vendas. Além disso, mencione como suas vendas melhoraram a situação do seu departamento dentro da organização e faça um prognóstico de suas vendas futuras com base no desempenho passado. Estabeleça uma conexão entre o seu desempenho e as metas organizacionais para se identificar como um gerente de vendas em potencial.

  5. 5

    Liste seus objetivos profissionais, separando os objetivos pessoais de carreira dos de organização. Crie um alinhamento entre os dois, e identifique os recursos necessários para alcançar os dois conjuntos de metas. Um exemplo de alinhamento entre os objetivos, pessoais e profissionais, é fazer seminários de gestão de vendas para melhorar sua técnica de fechamento. Descreva como o treinamento irá beneficiar a empresa, bem como os benefícios do treinamento para o seu próprio desenvolvimento profissional.

  6. 6

    Revise sua auto avaliação para chegar a uma descrição sucinta de desempenho. Esta não deve ser mais do que uma frase curta, onde o nível de realização que você acredita ter atingido durante o período de avaliação seja descrito. Use frases como "excelente desempenho", "atendendo às expectativas da empresa" e "necessitando de melhorias" para declarar sucintamente o seu desempenho no trabalho.

  7. 7

    Edite o seu projeto de avaliação de desempenho. Se possível, peça que um membro da família ou amigo próximo revise o seu rascunho com uma análise objetiva, procurando erros de grafia e gramática. Incorpore a análise em sua revisão e elabore o documento final.

Dicas & Advertências

  • Se o seu empregador não tiver um formulário de avaliação, pesquise na Internet para obter um modelo. Há vários disponíveis, e você poderá misturar componentes de dois ou mais modelos para fazer uma auto avaliação completa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível