Como se redimir após mentir

Escrito por christine wans | Traduzido por lara scheffer
Como se redimir após mentir
Após mentir, falar a verdade pode ser difícil (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Mentir é algo que muitas pessoas fazem e, às vezes, arrependem-se. Depois de contar uma mentira, se você se sentir inclinado a contar a verdade, lembre-se de pensar cuidadosamente sobre como fazê-lo. Quando for revelar a verdade, seja gentil e considere quem se sentirá magoado ou ofendido pela mentira. Cada pessoa reage de maneira diferente a más notícias, e a pessoa a quem você mentiu pode lhe surpreender. Admitir uma mentira pode levar a uma sensação de alívio e fortalecer sua relação com a outra pessoa.

Instruções

  1. 1

    Prepare a pessoa para quem a mentira será revelada. Antes de dizer exatamente sobre o que era a mentira, diga à pessoa que você precisa ter uma conversa séria com ela. Isso a dará a oportunidade de entender que talvez recebam uma má notícia. Ao dar um aviso à outra pessoa, o choque será menor e ela com certeza ouvirá o que você disser e lhe dará total atenção.

  2. 2

    Escolha um lugar e momento adequado. Não conte a uma pessoa sobre a mentira quando estiver na fila do supermercado ou logo antes de ir dormir. Escolha um local privado e um bom momento do dia para abordar a pessoa. Isso tornará o processo mais fácil para ambos e fornecerá um local seguro caso haja uma discussão ou surto emotivo.

  3. 3

    Descreva a mentira e ofereça sua honestidade. Explique por que mentiu e porque contar a verdade agora é importante. Sua conversa será mais significativa se a honestidade detalhada for oferecida. Como uma forma de recuperar a confiança, ser honesto sobre a mentira ajudará a pessoa a acreditar em você novamente. Não tenha medo de dar muita informação sobre a mentira, pois falar muito pouco pode fazer com que você pareça estar escondendo algo.

  4. 4

    Evite ficar na defensiva. Conte a verdade e deixe a outra pessoa decidir se ela é um grande problema. Ao adotar uma postura defensiva ou se proteger, você pode enviar a mensagem de que não sente muito pelo o que fez.

  5. 5

    Desculpe-se. Examinar a gravidade da mentira ajudará a determinar que tipo de desculpa é adequada. Uma desculpa pode variar de um simples "sinto muito" a um gesto, como dar um presente ou oferecer mais atenção à pessoa. Isso permitirá que ela entenda que você está, de fato, arrependido pela mentira. Se ela foi grave e magoou profundamente a outra pessoa, talvez várias desculpas sejam necessárias, assim como tempo para que ela supere isso.