on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como reduzir a concentração de ácido cianúrico em uma piscina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando se tem uma piscina, costuma-se adicionar ácido cianúrico à água para que ele se ligue ao cloro e o previna de se dissipar devido aos raios ultravioleta. O excesso de ácido cianúrico em piscinas ao ar livre reduz a eficiência do cloro no combate às bactérias presentes na água. Quando os níveis de ácido cianúrico superam 100 partes por milhão (ppm), a água da piscina fica com problemas e os níveis devem ser imediatamente reduzidos.

Instruções

O ácido cianúrico evita que o cloro se dissipe devido à ação dos raios ultravioleta (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Teste a água para verificar os níveis de ácido cianúrico. Ponha o papel na água, retire-o e compare a cor com a da tabela. Caso a quantidade de ácido cianúrico esteja acima de 80 ppm, será necessário reduzir a concentração dele. A medida ideal do ácido é entre 30 e 80 ppm, mas 40 ppm é o suficiente para impedir que os raios solares destruam a quantidade de cloro.

    Loading...
  2. Alugue ou compre uma bomba submersível em uma loja de equipamentos para piscina e conecte-a a uma fonte de energia elétrica.

  3. Prenda a mangueira de jardim à bomba submersível usando uma conexão para a mangueira do lado esquerdo ou direito, dependendo da forma que estiver usando. A água da piscina fluirá pela mangueira e sairá pelo outro lado.

  4. Ligue a bomba e alimente a piscina mantendo a mangueira pendurada sobre ela. Abaixe a mangueira para dentro da água cerca de 10 cm. Use um tijolo ou algo pesado para segurá-la no lugar. Observe a bomba funcionar. Quando a linha da água descer, ponha a mangueira mais para baixo na piscina de forma que esteja sempre dentro da água. Drene a piscina até a metade da parte vazia mas não continue mais do que isso ou pode haver problemas com o forro.

  5. Desligue a bomba e desconecte a mangueira. Prenda a ponta da mangueira na torneira e ponha a outra ponta na piscina. Ligue a água. Encha a piscina até a linha da água. A linha da água é geralmente visível no prato da escumadeira. A água deverá estar a meio caminho da escumadeira.

  6. Teste a água novamente usando as tiras de papel de teste para ácido cianúrico. A leitura deverá estar abaixo de 80 ppm.

Loading...

Dicas

  • Caso o nível de ácido cianúrico continue alto, será necessário fazer uma consulta com um técnico ou a pessoa que instalou a piscina para obter assistência adicional.

O que você precisa

  • Kits de teste
  • Bomba submersível
  • Mangueira de jardim

Referências

Loading ...
Loading ...