Como reduzir a Hiperplasia da Glândula Caudal em gatos machos

Escrito por b. iris tanner | Traduzido por jesse mourao
Como reduzir a Hiperplasia da Glândula Caudal em gatos machos
A Hiperplasia da Glândula Caudal é uma condição de pele gordurosa em gatos (Creatas/Creatas/Getty Images)

Embora seja comum em gatos machos mais jovens, a Hiperplasia da Glândula Caudal é uma condição de pele gordurosa que também pode ocorrer em gatos castrados e até mesmo nas fêmeas. A castração é a melhor solução para o problema, mas ela não é apropriada em todos os casos. Por exemplo, e se a condição ocorresse em um gato macho de raça pura que você gostaria de usar para a reprodução? Aqui estão algumas dicas sobre como lidar com isso.

Instruções

  1. 1

    Mesmo se você não banha o seu gato regularmente ou não o leva para um pet shop, você terá que dar pelo menos um banho parcial caso deseje ter a doença sob controle. Então, o primeiro passo será consultar a seção Recursos para saber mais sobre como fazer isso (em inglês). No entanto, você vai precisar fazer um pré-tratamento da área problemática antes de banhar o animal, e é aí que começam as instruções.

  2. 2

    Se você estiver usando um produto de limpeza para as mãos sem água, aqueça-o por não mais que dez segundos no micro-ondas. A solução precisa estar quase líquida para uma melhor aplicação, mas verifique com o dedo se ela não está quente demais para o gato. Em seguida, usando uma escova de aplicação de tinta para cabelo, separe o cabelo na base do rabo para que você possa alcançar a pele diretamente. Em seguida, mergulhe a escova no agente de limpeza e aplique-o na base da cauda. Faça a aplicação até, pelo menos, a metade da cauda, mesmo que ela não esteja significativamente afetada. Se você estiver usando um produto desengordurante diferente, não há nenhuma necessidade de aquecê-lo, mas o restante do procedimento será o mesmo.

  3. 3

    Massageie o limpador de mão (ou desengordurante) no pelo e na pele do animal com as mãos. Em seguida, trabalhe um pouco mais com a escova de unha. Isso ajudará a remover parte do excesso da oleosidade de forma mais eficiente do que suas mãos serão capazes.

  4. 4

    Lave o rabo com água morna. Continue a enxaguar por pelo menos um minuto. Você deve remover todo o desengordurante antes de aplicar qualquer xampu, caso contrário ele não vai espumar corretamente.

  5. 5

    Agora aplique aproximadamente 5 ml de detergente nas mãos e esfregue-as. Em seguida, faça espuma na base do rabo e depois movimente as mãos por todo ele. Se você for dar um banho completo no gato, enxágue completamente, prossiga com o resto do banho e então pule para a etapa seis. Caso contrário, lave o rabo e repita esse procedimento mais uma vez. Não é necessário remover cada molécula de detergente após a primeira aplicação, mas você precisa enxaguar bem depois da segunda.

  6. 6

    Seque o rabo do gato com uma toalha (e todo o corpo também, se você deu um banho completo no animal). Se seu gato tolera o barulho do secador de cabelo na potência mínima, tente secar parte do excesso de água do pelo do animal, ao mesmo tempo em que levanta e separa os pelos entre seus dedos. Se isso não for possível, você terá que deixar o rabo do bichano secar naturalmente.

  7. 7

    Quando a cauda estiver seca, aplique amido de milho em uma gaze ou em uma bola de algodão. Tal como fez na etapa dois, utilize a ponta da escova de tintura para levantar o pelo e alcançar as raízes dos pelos e a pele. Utilize a gaze ou a bola de algodão para aplicar o amido de milho na base do rabo e na sua parte superior.

  8. 8

    Faça a aplicação do amido de milho todos os dias. Combine isso com a repetição de um banho (ou banho parcial) a cada semana ou dez dias. Os sinais de Hiperplasia da Glândula Caudal diminuirão bastante em seu gato.

Dicas & Advertências

  • Se você não perceber nenhuma melhoria depois de seguir esses passos por alguns dias, chame um veterinário para ajudar, especialmente se seu gato for castrado ou uma fêmea. Se ele é um macho jovem inalterado, o seu veterinário provavelmente não vai poder ajudar; no entanto, os hormônios do seu gato podem diminuir quando ele atingir a marca de um ano e isso pode ajudar na melhora da condição.
  • Use um produto de limpeza para as mão sem água, atóxico e biodegradável e sem abrasivos. As marcas mais populares são amplamente utilizadas por cuidadores de animais, mas nem todos esses produtos são seguros para os gatos, por isso tenha cuidado na sua escolha.

O que você precisa?

  • Escova de aplicação de tinta de cabelo (você pode encontrá-las em farmácias)
  • Escova de unha com textura suave
  • Produto para a limpeza das mãos sem água ou outro produto desengordurante
  • Detergente (fórmula com redução de gordura)
  • Secador de cabelo, se o seu gato tolera o barulho
  • Amido de milho
  • Bolas de algodão ou pequenas compressas de gaze
  • Se você não tem experiência com banho de gato, recomenda-se buscar a ajuda de um auxiliar

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível