Mais
×

Como reduzir marchas em câmbio manual

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitos veículos possuem uma transmissão manual. Muitas vezes, um veículo com câmbio manual pode ser intimidante para um motorista caso ele não tenha prática anterior. Parte do segredo de dirigir um automóvel com uma transmissão manual é aprender a reduzir. A redução de marchas é usada quando você quiser desacelerar o carro. Para reduzir marchas, você deve mudar para uma marcha menor, na ordem apropriada, quando desacelerar; caso contrário, o carro pode morrer.

Instruções

A redução de marchas ajuda você a controlar a velocidade do seu veículo (gear stick image by Freddy from Fotolia.com)
  1. Lentamente, retire o pé direito do acelerador. Monitore sua tela de rotações por minuto (RPM). Durante a condução, um carro estará, em média, a cerca de 3.000 a 4.000 RPM. Quando o veículo começar a desacelerar, reduza a marcha quando as RPMs do carro estiverem reduzidas para cerca de 2.000. Você deve reduzir para a próxima marcha mais baixa a cerca de 2.000 RPM, independentemente da marcha em que estiver.

  2. Pressione o pé esquerdo no seu pedal de embreagem e empurre-o até o fim.

  3. Desloque a alavanca de câmbio para a próxima marcha abaixo da sua marcha atual. Retire o pé esquerdo do pedal da embreagem. Repita os passos 1 a 3 até que o carro chegue à primeira marcha. Uma vez em primeira marcha, o carro deve estar praticamente parando ou andando a uma velocidade menor do que 16 quilômetros por hora (km/h).

  4. Pressione lentamente o seu pé direito sobre o pedal do acelerador, se você deseja aumentar novamente a sua velocidade.

Dicas

  • Pratique enquanto o carro estiver desligado ou durante a condução em um estacionamento vazio, de modo que você possa obter a sensação das trocas de marchas antes de dirigir em uma estrada.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article