Mais
×

Como reduzir a quantidade de areia que seu gato espalha pela casa

Atualizado em 20 julho, 2017

Por mais que você ame seu gato, não precisa mais ter que ver areia espalhada por toda a sua casa. Cada vez que seu gato usa sua caixa, uma boa quantidade de areia entra em sua pata, fazendo com que ele a espalhe por onde ele passe. Felizmente, com alguns produtos disponíveis na maioria das lojas de animais, você pode reduzir drasticamente a quantidade de areia que seu gato espalha.

Instruções

Você pode evitar que seu gato espalhe areia pela casa após usar sua caixa (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

    Passo a passo

  1. Limpe a caixa de areia do seu gato com frequência. Gatos preferem caixas limpas. Se a caixa estiver sempre suja, seu gato irá cavar mais para buscar áreas não utilizadas. Isso faz com que mais areia fique presa em suas patas, e também aumenta a probabilidade de que a areia estará sempre úmida, fazendo com que ela se apegue com mais facilidade em suas patas. Limpe sua caixa de areia regularmente ou compre uma caixa automática, como a LitterMaid.

  2. Use uma caixa com areia mais grossa, como Feline Pine ou Petco Low. Esses grãos mais grossos se soltam mais facilmente das patas do gato antes que ele saia da caixa, evitando que ele espalhe areia para fora dela. Evite as caixas de argila, por aderirem às patas do gato com facilidade.

  3. Coloque uma rampa de madeira ou de plástico na caixa de areia e cubra-a com um feltro ou um tapete. Quando seu gato sair da caixa, o tapete absorverá quase toda a sujeira de sua pata. Você também pode escolher dezenas de rampas diferentes nos petshops. Se você não puder fazer ou comprar uma rampa, coloque um tapete de boas vindas, feito para limpar os sapatos, bem próximo da caixa. Por ser cheio de relevo, esse tapete força o gato a abrir sua pata quando se caminha sobre ele, liberando toda a areia que possa estar entre suas patas. O tapete também deve ter uma superfície mais dura e espetada, para melhores resultados.

  4. Coloque uma tampa na caixa de areia se o seu gato costuma jogar areia para fora. Ele provavelmente irá pisar nela e sujar suas patas novamente assim que ele sair da caixa.

  5. Limpe a área ao redor da caixa de areia regularmente. Gatos reconhecem a diferença entre áreas limpas e sujas e costumam evitar espalhar areia nas áreas mais limpas.

O que você precisa

  • Caixa de areia
  • Rampa
  • Tapete
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article