O que fazer para reduzir a retenção de água e o inchaço?

Escrito por faith mcgee | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A retenção hídrica e o inchaço podem resultar de uma dieta rica em sódio, da redução dos níveis de progesterona durante o período que precedem um ciclo menstrual ou por problemas renais. A quantidade de água nas células do corpo é controlada pelos níveis de potássio e sódio, rins e hormônios. Fazer uso de diuréticos que podem ser adquiridos sem receita médica, diuréticos naturais e de suplementos na dieta pode eliminar a água do seu organismo e aliviar o inchaço.

Outras pessoas estão lendo

Diuréticos

É possível encontrar nas farmácias uma grande variedade de diuréticos ou pílulas de água (que são os absorvedores de potássio). Eles fazem os rins liberarem mais sódio na urina, fazendo com que esse mineral capte a água do sangue. Existem três tipos diferentes de diuréticos que podem ser prescritos por um médico: de alça, tiazídicos e poupadores de potássio. Algumas pílulas contêm os três tipos. Para o inchaço diário, um diurético suave pode ser usado. Os fármacos de água que podem ser comprados sem receita incluem marcas como: Diurex, Aqua-ban e Nature's Bounty. O Midol pode ser usado para combater sintomas pré-menstruais, como inchaço, fadiga, dor e dores de cabeça. Tenha cuidado ao tomar esses medicamentos, porque eles podem causar um desequilíbrio eletrolítico ao liberarem o excesso de água do corpo. Pessoas com pressão arterial baixa não devem fazer uso de diuréticos. Os efeitos adversos relatados em virtude do uso desses medicamentos são tonturas, dores de cabeça e náuseas. Pergunte ao seu médico se você pode tomar diuréticos.

Diuréticos naturais

Uma série de alimentos, ervas e suplementos pode ser usada para acabar o excesso de água no organismo. Uma das principais vantagens em usar um diurético natural é que com eles você não corre o risco de ter efeitos colaterais fortes, como os causados pelas pílulas de água. A nutricionista da Mayo Clinic, Katherine Zeratsky, recomenda o uso de alternativas naturais, como o zimbro, o dente-de-leão e o gengibre, essas ervas podem ser compradas em forma de suplemento em lojas de produtos e alimentos naturais. Outras ervas diuréticas incluem a urtiga, o funcho e a tília. Beber suco de oxicoco sem açúcar é outra forma de limpar naturalmente o corpo da água em excesso e, também, o chá verde que possui propriedades diuréticas. A retenção hídrica causada pelo consumo de alface pode ser reduzida adicionando vinagre de maçã nos molhos para salada. Experimente outras ervas diuréticas para ver qual é a melhor opção para você.

Mudanças na dieta

Os alimentos que ajudam a expulsar a água do corpo são o suco de toranja, água de limão, aspargos, mamão, abacaxi, salsa e gengibre. Evite alimentos de contenham grandes quantidade de sódio em sua composição, visto que o excesso desse elemento faz com que as células retenham a água como uma esponja. Reduza a ingestão de alimentos processados, molhos, carnes salgadas, molho de soja e alimentos fritos. A American Heart Association recomenda a ingestão de menos de 2.300 mg de sódio por dia, que corresponde a 1 colher de chá de sal. Use especiarias ou ervas em vez de sal para temperar seus alimentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível