Mais
×

Como fazer refletores parabólicos com espelhos quadrados

Atualizado em 17 abril, 2017

Espelhos parabólicos são usados em astronomia como o núcleo de muitos telescópios, e tambémpara fazer fornalhas e aquecedores que funcionam com energia solar. A diferença entre um telescópio e um aquecedor à base de energia solar é mais ou menos o que você precisa fazer com a luz concentrada. Construir refletores parabólicos com pedaços de espelhos reduz o custo de produção e permite que cada espelho seja reposicionado até o ponto certo. Esse projeto é melhor usado para demonstrar a física envolvida do que uma tentativa de fazer um aquecedor solar com objetivo comercial.

Instruções

É possível fazer um refletor parabólico com espelhos quadrados (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque o poste com o pedaço de madeira levemente colorido virado para cima no local desejado - colocá-lo a 15 m das posições pretendidas dos cavaletes é o melhor.

  2. Ajuste a fonte de luz no lado oposto do poste de onde os espelhos estarão - a fonte de luz deve ser bem clara; uma boa lanterna de LED é ideal para uso interno; para uso externo, o sol pode ser utilizado.

  3. Ajuste cada cavalete ou cadeira dobrável ao longo de um arco. Posições exatas não importam ainda, mas a curva interna do arco deve estar de frente para o poste. Vale a pena colocar os espelhos a três ou quatro alturas diferentes. Quanto mais espelhos você conseguir dispor em uma dada posição da curva, melhores resultados você obterá.

  4. Coloque cada espelho em um estande (cavalete ou cadeira). Cole com fita adesiva um "X" cruzando o lado refletor do espelho que está no centro do estande. As linhas do X devem ter, pelo menos, 7,6 cm de largura. Não economize fita.

  5. Ligue a fonte de luz e use o espelho com o X para refletir a luz para o ponto escolhido. Você deve ver uma sombra fraca no formato de X no local escolhido.

  6. Ajuste a posição de cada espelho adicional para que a luz seja refletida ao poste alvo. Uma vez que todos os espelhos estejam refletindo para o poste, você terá criado um refletor parabólico feito de espelhos quadrados.

Dicas

  • Este projeto é concluído mais rápidamente se você tiver vários ajudantes para posicionarem e mirarem os espelhos.

Aviso

  • Fazer isso fora de casa em um dia ensolarado pode resultar em risco de incêndio.

O que você precisa

  • Fonte de luz
  • Pelo menos 40 espelhos quadrados 30,5 cm por 30,5 cm (disponíveis na maioria das lojas de ferragens)
  • Um cavalete ajustável ou cadeira dobrável por metro quadrado espelhado
  • Poste com um pedaço de madeira levemente colorida
  • Rolo de fita adesiva preta com 7,6 cm de largura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article