Mais
×

Como reformar uma antiga pia de pedra-sabão

Atualizado em 22 fevereiro, 2018

Na virada do século XX, a pedra-sabão foi muitas vezes utilizada na região leste dos Estados Unidos para bancadas e pias. Sua popularidade diminuiu em 1920 quando materiais mais leves e baratos entraram em voga, mas a durabilidade e a beleza da pedra-sabão ganharam uma nova geração de fãs. Ela não mancha facilmente, é forte, e eventuais danos podem ser reparados com pouco esforço. Mesmo amadores não qualificados podem reformar uma pia de pedra-sabão.

Instruções

A pedra sabão é bonita, e pode ser matéria prima para esculturas decorativas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Reparando fissuras e quebras

  1. Esfregue as áreas quebradas com removedor de gordura para garantir uma superfície limpa.

  2. Coloque pequenos pedaços de pedra-sabão em uma superfície rígida, e cuidadosamente, quebre-os até que eles se tornem um pó, com a ajuda do martelo.

  3. Misture uma pequena quantidade de epóxi transparente sobre um prato de papel ou outra superfície descartável. Deposite a mistura nas quinas da área quebrada, tanto na pia quanto na peça que estiver quebrada.

  4. Substitua a parte quebrada da pedra-sabão e prenda a pedra nova com o epóxi até que ele seque. Misture o pó de pedra-sabão com o restante do epóxi e use essa mistura para selar todas as rachaduras e lascas na pedra. Deixe o epóxi secar pelo tempo especificado no rótulo.

  5. Use a lixa para nivelar a área que foi reparada até que sua textura se assemelhe à do restante da pedra-sabão.

    Preenchendo rachaduras

  1. Raspe qualquer parte da pia que esteja estragada ou com bolor.

  2. Esfregue os cantos com uma escova e com detergente suave. Em seguida, enxágue e seque-as bem .

  3. Preencha as rachaduras com silicone transparente ou com um rejunte da mesma cor da peça. Aplique uma fina camada, pressione com a ponta do dedo e limpe o excesso com um pano macio.

    Limpeza e acabamento

  1. Lixe quaisquer áreas da pia que tenham manchas sobre a superfície. Comece com uma lixa mais grossa, depois passe uma mais fina e finalize com uma de polimento.

  2. Lave a pia com água limpa e detergente suave para remover todo o óleo.

  3. Umedeça um pano limpo e sem fiapos com óleo mineral. Limpe as superfícies interna e externa da cuba com o óleo, e em seguida, use um pano seco para limpar qualquer excesso.

Dicas

  • Qualquer descoloração observada na superfície da pedra após um lixamento não é uma mancha, mas a variação de cor natural da pedra. Este tipo de pedra não é porosa, e ao contrário de granito ou mármore, não mancha profundamente.
  • As pias de pedra-sabão são mais espessas do que as modernas. Então, se você precisa substituir os acessórios, é pouco provável que você ache as peças em uma loja convencional. Você terá que fazer uma encomenda em uma loja especializada ou buscar um vendedor on-line.

O que você precisa

  • Removedor de gordura
  • Martelo
  • Pedaços de pedra sabão
  • Massa epóxi
  • Prato de papel
  • Várias lixas, de grãos 220 a 600
  • Escova de cerdas duras
  • Produto de limpeza geral
  • Silicone de calafetagem
  • Panos sem fiapos
  • Óleo mineral
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article