Mais
×

Como reformar madeira prensada

Atualizado em 21 novembro, 2016

A madeira prensada é um material feito com aparas de madeira, lascas e serragem, sendo mais utilizado para fabricação de móveis baratos, como estantes de livros, estantes decorativas, painéis para TVs, escrivaninhas e mesas. Eles não são projetados para durar muito tempo e movê-los ou sobrecarregá-los frequentemente pode levar a sérios danos. Embora móveis muito danificados apresentem rachaduras grandes que exigem a substituição da peça inteira, é possível realizar alguns reparos pequenos em locais onde pregos se soltaram ou pequenos buracos e rachaduras se abriram.

A madeira prensada é fácil de ser danificada, mas também pode ser reparada (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Decidindo quando reformar

Considere o valor de um móvel desse material, muitas vezes irá lhe custar mais em tempo e materiais para o reparo do que comprando um novo. Também é importante pensar no uso de sua peça, pois após o reparo, mesmo que usável, ela pode não suportar o mesmo peso que antes. Considere diminuir a quantidade de objetos que serão colocados em cima de sua estante ou mesa reformada.

Reformando conectores danificados

Prateleiras, fundos e outras superfícies planas, que sofrem danos quando pregos se soltam podem ser recolocadas novamente. Para uma maior estabilidade, fixe os pregos e parafusos à uma distância de pelo menos 2,5 cm de onde estavam pregados e, se estiver prendendo prateleiras, considere utilizar suportes em L nos cantos e junções de cada uma.

Consertando falhas

É possível preencher pequenos buracos e falhas com preenchedor de madeira, lixando-os depois de secos. Pinte ou envernize a área reparada para combinar com a finalização da madeira prensada. Se o conserto estiver em um local fora de vista, você pode deixar sem a cobertura de tinta.

Reparando prateleiras tortas

As prateleiras tortas são comuns em móveis de madeira prensada. Para repará-las, simplesmente inverta seu lado frequentemente. Se ela estiver danificada demais e difícil de encaixar novamente na estante, use um martelo de borracha para empurrá-la com cuidado. Nesse caso, é interessante remover o peso sobre as prateleiras, aumentando sua vida útil.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article