Mais
×

Como reformar um tampo de mesa de esmalte de porcelana

Atualizado em 17 abril, 2017

A porcelana se tornou sinônimo de louças sanitárias e azulejos, mas o esmalte da porcelana pode ser encontrado em outros móveis domésticos também. O material cerâmico é usado em fogões de mesa e utensílios de cozinha e pode ser usado para substituir a madeira ou pedra em tampos de mesa. Mas não importa onde eles são encontrados, muitas vezes também surgem lascas e ferrugem de metal subjacentes. Se precisa reformar uma mesa de porcelana danificada, descobrirá que isso é um pouco mais simples do que remendar as áreas de superfície complexas de louças e azulejos. É possível fazer um tampo de mesa de esmalte de porcelana ter uma aparência apresentável novamente com uma reforma em casa.

Instruções

A porcelana é encontrada em muitos artigos de decoração e utensílios (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Mova a mesa para o quintal ou uma varanda e forre o chão debaixo da mesa com jornal velho. Ligue um ventilador de pé para adicionar mais ventilação à área de trabalho. Coloque uma máscara de proteção e luvas para produtos químicos de butila.

  2. Use um pincel de cerdas grossas para aplicar uma fina camada de agente de decapagem ácido à parte superior da mesa. Coloque o pincel em um balde com água após a aplicação. Espere pelo menos dez minutos para o ácido assentar.

  3. Remova o ácido da parte superior da mesa com um pano úmido. Coloque o pano no balde com o pincel e, então, limpe a superfície da mesa com um pano seco. Use um secador de cabelo para eliminar qualquer umidade residual da parte superior da mesa.

  4. Lave o pincel e, então, use-o para aplicar uma camada de primer de epóxi sobre a superfície da mesa. Após a primeira camada secar, aplique uma segunda ou terceira camadas para nivelar as inconsistências sobre a superfície da mesa. Lave o pincel quando terminar de aplicar o primer.

  5. Use o pincel para aplicar uma camada de acabamento acrílico e selar o primer sobre a parte superior da mesa. Deixe a primeira camada secar e aplique uma segunda.

Dicas

  • Para reparar pequenas lascas sobre o esmalte da porcelana, limpe totalmente a lasca e lixe qualquer ferrugem. Aplique camadas finas de tinta esmalte para porcelana, às vezes denominada tinta para louça, deixando que cada camada seque até que a lasca seja preenchida. Lixe para nivelar.

O que você precisa

  • Ventilador de pé
  • Luvas para produtos químicos de butila
  • Balde
  • Pincel de tinta
  • Agente de decapagem ácido
  • Primer para cerâmica
  • Selante acrílico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article