Por que refrigerante explode no congelador?

Refrigerantes são feitos quase inteiramente de água, sendo a explosão da garrafa ou lata causada pelo comportamento das moléculas de água. Muitas substâncias se contraem quando resfriadas. O calor gera o movimento molecular; portanto, quanto mais quente uma coisa é, mais rápido suas moléculas vão se movimentar e se chocar. Quando uma substância é resfriada, as moléculas se movem mais lentamente, permitindo que fiquem mais perto umas das outras, sem se colidirem e espalhando-se separadamente.

Gelo, a exceção

Esse fenômeno acontece com a água também, até certo ponto. Quando fica perto de congelar, ela começa a se expandir. Os átomos de hidrogênio de uma molécula de água são atraídos pelos átomos de oxigênio em moléculas vizinhas, formando uma estrutura rígida e cristalina. Essa estrutura ocupa mais espaço e, em seguida, as moléculas de água entram em movimento livre, fazendo com que o gelo se expanda.

Estourando o refrigerante

Garrafas e latas de refrigerante são projetadas para um determinado volume de líquido. À medida que a água se expande no interior do recipiente, ela estica a garrafa e pode realmente rompê-la. Isso geralmente acontece quando o líquido no interior está parcialmente congelado. O resto do refrigerante pode vazar e fazer uma grande bagunça em todo o interior do congelador.

eHow Brasil
×