Refutação eficiente a uma avaliação de desempenho incorreta

Escrito por rob hildegard | Traduzido por jesse mourao
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Refutação eficiente a uma avaliação de desempenho incorreta
Conteste cuidadosamente uma avaliação de desempenho negativa (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Ninguém gosta de receber uma avaliação de desempenho negativa, mas uma resposta incorreta ou inadequada pode piorar a situação. Embora seja importante dar uma resposta oportuna, saiba como agir e o que contestar; tudo isso deve ser cuidadosamente pensado para ser eficaz.

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Decida exatamente o que está contestando

Quando você recebe uma crítica ruim, há uma tentação de tornar negativas todas as declarações de uma avaliação. Lembre-se de que muitos supervisores sempre irão incluir uma série de elementos negativos; a política da empresa pode até ditar isso. Mas as críticas triviais são realmente um bônus, pois esse tipo de crítica não se mostra um problema. Concentre-se em críticas sérias que você seja capaz de refutar claramente ou justificar.

A contestação de uma avaliação de desempenho não é apenas uma questão de pontos negativos. Pode ser que potenciais pontos de avaliações tenham sido negligenciados, então você deve ater-se aos pontos mais importantes e concentrar-se em questões que possam ser demonstradas.

Use o procedimento correto

Nunca dê uma resposta informal a uma avaliação de desempenho, mas descubra qual é o procedimento correto e siga-o. Organizações institucionais têm geralmente um processo altamente detalhado. Estude-o atentamente e siga-o à risca. Algumas empresas podem não ter essa política altamente detalhada, mas em qualquer organização que utilize as avaliações de desempenho haverá no mínimo um procedimento convencional para contestá-las.

Se você não se sentir confortável para procurar o supervisor e pedir orientações ou se o supervisor foi o responsável pelo relatório negativo, então procure o departamento de recursos humanos para obter ajuda. Nunca discuta o assunto com seus colegas de trabalho. Se você quiser expor a sua frustração ou raiva, então faça isso com alguém de fora da organização.

Ninguém é perfeito

Errar é humano e as pessoas que fazem tudo para se mostrar perfeitas acabam parecendo estúpidas. Esteja preparado para reconhecer alguns erros. Lembre-se de que se você contestar todas as questões na revisão está insinuando que o revisor é incompetente, o que poderia levar a um confronto direto; então você terá que analisar apenas alguns erros. Seu objetivo é atacar as questões mais importantes e abrir mão de pontos menos significantes.

A reunião de revisão

Se você for convidado para participar de uma reunião, então esteja preparado. Se você tem qualquer documentação que possa dar suporte ao seu ponto de vista, então prepare um resumo adequado. Não se envolva com longas discussões sobre questões menores, mas ceda a elas e deixe-as de lado. Concentre-se nas questões principais já identificadas e mantenha a sua resposta preparada. Se alguém fizer uma afirmação geral, peça esclarecimentos, detalhes ou exemplos. Acima de tudo mantenha a calma, mas seja persistente.

A resposta escrita

Se for preciso elaborar uma resposta escrita, então certifique-se de que está escrita corretamente e da forma adequada. Não é apenas um caso de correção ortográfica e gramatical; você deve escrever em um estilo eficiente. Esclareça seus pontos focando nos mais relevantes. Não use a carta para abordar questões não relacionadas diretamente com a sua avaliação de desempenho ou para fazer sugestões.

Se você não é um escritor experiente e confiante, peça ajuda a alguém de fora da organização, de preferência alguém com experiência em procedimentos de avaliação de desempenho.

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