×
Loading ...

Como regar um campo de futebol

Atualizado em 23 março, 2017

Manter um campo de futebol saudável melhora a experiência e a segurança dos jogadores que o utilizam. Regar um campo de futebol é um equilíbrio delicado entre manter a grama verde e forte e supersaturar acidentalmente o campo e transformá-lo em uma lamaçal bagunçado. Cada campo de futebol é diferente e depende da elevação, do traçado e do tipo da grama, mas existem algumas dicas que podem ser aplicadas a qualquer campo para garantir que ele fique com a melhor aparência possível. Um bom campo realça o modo como os jogadores de futebol se movimentam, por isso a rega correta é crucial se você deseja que o seu time obtenha sucesso.

Instruções

Um campo de futebol saudável é seguro e atraente (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Instale um sistema de irrigação automática. Se o campo for recém-semeado, ele precisará ser regado três a quatro vezes por dia, o que é difícil de fazer manualmente.

    Loading...
  2. Acrescente água ao campo suficiente para hidratar cinco centímetros da camada superior do solo. Esse é o objetivo primário de rega que você deve estabelecer para cada irrigação, principalmente se o campo for recém-semeado.

  3. Siga esse padrão até os brotos alcançarem pelo menos cinco centímetros de altura. Nesse ponto, você pode começar a regar com menos frequência e mais profundamente, geralmente uma vez por dia.

  4. Veja se a grama está estressada. Se houver marcas de sapato ou a grama começar a ficar azul, é hora de uma nova rodada de rega. Se a grama estiver murchando, é preciso regá-la imediatamente para evitar danos ou áreas mortas.

  5. Evite deixar os jogadores treinarem em um campo amarronzado ou seco. Isso pode causar danos irreparáveis ao campo. Ao invés disso, cuide do campo com regas regulares até ele ficar saudável; os jogos podem recomeçar quando a grama estiver novamente forte.

  6. Aplique a água no campo de futebol no fim da tarde ou no começo da manhã. A rega no meio do dia é ineficaz, pois uma grande quantidade de água simplesmente evapora, ao invés de ser absorvida pelo solo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...