Que regiões têm um clima subártico?

Escrito por justyna p | Traduzido por tiago nunes soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que regiões têm um clima subártico?
A taiga é característica do clima subártico (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O clima subártico é encontrado exclusivamente no hemisfério norte entre 50 e 70 graus de latitude, no interior dos continentes. Não há condições subárcticas no hemisfério sul devido à ausência de grandes massas de terra nas latitudes equivalentes. Os traços característicos de um clima subártico são verões amenos e curtos, com temperaturas que podem chegar aos 30° C, e invernos frios e longos com temperaturas que chegam abaixo dos -40° C. A precipitação nas regiões subárcticas é bastante baixa, entre 380 mm e 500 mm em um ano. A vegetação em áreas subárcticas é escassa e principalmente composta por coníferas. As espécies vegetais como o chá labrador, amora silvestre, amora do pântano, musgos de turfa e líquens de rena, o abeto preto, abeto branco e álamo podem ser encontradas no subártico, ou floresta boreal.

Europa

Muitas regiões na Europa têm um clima subártico. As partes do norte da Noruega, Finlândia e Suécia são todas subárticas quanto ao clima, com variações para as áreas costeiras subárcticas, onde os invernos podem ser mais amenos do que no resto da região devido ao efeito moderador da proximidade com o oceano. A Islândia é subártica na sua totalidade. A parte ocidental dos Altos Alpes entre 1600 e 2100 m acima do nível do mar e os Alpes do Leste na França, Itália, Suíça e Alemanha também possuem as características do clima sub-ártico.

Ásia

Vastas áreas da Ásia encontram-se na região subártica. A Sibéria, que está situada na parte norte da Rússia, é um excelente exemplo. O clima da Sibéria varia muito, dependendo da proximidade com o Círculo Polar Árctico. No extremo norte, os verões são tão curtos quanto um mês e os invernos duram a maior parte do ano. Nas áreas mais ao sul, os invernos são mais curtos e amenos e os verões são mais longos, com temperaturas chegando a 30° C. O norte da Mongólia e da China também têm um clima subártico.

Canadá

O Canadá é conhecido por seus longos e rigorosos invernos no norte. Isto é especialmente verdade em Labrador do sul e Newfoundland, norte de Quebec, partes norte de Ontário, as partes do norte das províncias da pradaria e boa parte de Yukon e dos territórios do noroeste. Nestas regiões, a neve cobre o solo durante quase seis meses do ano. A temperatura média nessas áreas é de 15° C no verão e -15° C no inverno. A temperatura no inverno pode cair abaixo de -40° C e é muitas vezes acompanhada de ventos fortes.

Estados Unidos

O Alasca, localizado acima da fronteira norte com o Canadá , tem um clima sub-ártico. Os verões no Alasca são curtos e frios, com temperatura média de 17° C. Os invernos são muito frios, com dias curtos. O Alasca tem pouca precipitação, sendo que boa parte ocorre no inverno na forma de neve. Os verões são principalmente secos, com chuvas ocasionais apenas durante tempestades. Em noites claras durante o inverno do Alasca, você pode ver as luzes do norte. A única outra parte dos Estados Unidos que tem um clima subártico são as altas montanhas rochosas no Colorado, Wyoming e Montana, com temperaturas semelhantes às do Alasca.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível