Mais
×

Regras apropriadas para namorar um viúvo

Atualizado em 28 fevereiro, 2017

Namorar um viúvo pode ser algo delicado. Existem muitos fatores a serem considerados ao se entrar em uma situação de vida como essa. Ter algum conhecimento dos procedimentos internos desse tipo de relacionamento pode aumentar muito suas chances de ter sucesso.

Saiba como se relacionar com um viúvo (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Luto

Avalie a quantidade de tempo que se passou. Se ele não se permitiu tempo o suficiente para adotar completamente todas as emoções que essa experiência de vida provoca, podem haver problemas sendo reprimidos. O dr. John Gray, autor de "Homens São de Marte; Mulheres São de Vênus", sugere que para liberar totalmente essa forma de apego, a pessoa precisa experimentar sentimentos curativos de raiva, tristeza, medo e sofrimento. Se ele passar por esses estágios muito rapidamente, sentimentos residuais podem permanecer dentro dele.

Seguindo em frente

Depois de um amplo período de tempo no qual se passa pelo processo de luto, pode haver uma abertura que diga ao viúvo que não há problemas em seguir em frente e abrir o coração de novo. Isso nunca deve ser forçado ou manipulado. No fim, a escolha é do indivíduo.

Esteja preparada para a possibilidade de ele se apoiar em você ao continuar a passar por esses processos de liberação após perder uma esposa e abrir novamente o coração. Essa é uma experiência nova para ele e a compaixão é necessária aqui. Seja você mesma. Não tente fingir ser a antiga esposa. Esse cenário não seria saudável para nenhum dos dois.

Culpa

Reconheça que inicialmente ele pode ter sentimentos de culpa por voltar a namorar. Se esses sentimentos surgirem no viúvo, considere o fato de que ele pode não estar pronto para namorar ainda por sentir que está traindo a esposa falecida. Ele também pode exibir constrangimento durante o encontro simplesmente por estar sem prática. Seja paciente, esses sentimentos podem passar. Se não passarem, ele pode simplesmente não estar pronto ainda.

Superação

Envolver-se em novos relacionamentos antes do coração estar completamente curado é algo comum entre viúvos, enquanto as mulheres agem do modo oposto evitando a questão de seguir em frente. O dr. Gray sugere que se um homem se envolver muito cedo sem curar as feridas, estará preparando seus futuros relacionamentos para o fracasso. Ele também sugere que no cenário no qual alguém segura a dor com muita força no coração, essa pessoa atrairá outras que a machuquem - igual atrai igual. Avalia a situação atual dele, quanto tempo se passou e a qualidade das interações de vocês. Isso indicará se você está no início de uma relação real ou se é apenas uma distração em meio ao processo de cura.

Filhos

Tome cuidado extra seu o viúvo tiver filhos. As crianças também precisarão curar as feridas e podem se tornar possessivas em relação ao pai. Depois que o período apropriado de transição passar, os filhos devem se tornar capazes de lidar bem com o namoro do pai se for alguém que o faz feliz. Pode ser tentador, mas não tente interferir nas responsabilidades de pai dele; apenas ofereça sugestões se forem permitidas na ocasião.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article