×
Loading ...

Regras básicas do futebol para crianças

Atualizado em 18 julho, 2017

O futebol parece ser um jogo simples e em geral é — afinal, não é difícil entender a ideia principal de colocar a bola na rede. Mas as 17 leis do futebol são realmente muito detalhadas e podem ser complicadas. É preciso manter a simplicidade ao lidar com crianças. Ensine somente as regras básicas e deixe que elas aprendam o resto à medida que ganham prática.

A diversão é a regra número um para os jogos de futebol entre crianças (Ableimages/Photodisc/Getty Images)

Não é permitido usar as mãos

Diferentemente da maioria dos esportes, o futebol restringe o uso das mãos. As crianças devem entender que o único jogador a quem é permitido usar as mãos ou os braços é o goleiro. Se qualquer outro jogador tocar a bola com as mãos significa que o outro time terá uma cobrança de falta — ou um pênalti, se acontecer dentro da grande área em frente à rede. Até mesmo o goleiro só pode usar as mãos em determinadas áreas; ele só pode usar as mãos dentro da grande área — em qualquer outro lugar, ele deve seguir as mesmas regras que todos os outros jogadores.

Loading...

Marcando gol

O momento mais emocionante para as crianças, assim como para os adultos, é marcar um gol. Elas precisam entender como um gol é marcado: ele só conta quando toda a bola ultrapassar a linha de meta, entre os postes e sob o travessão. Se a bola parar na linha, não é um gol válido. O mesmo acontece se a bola atingir o poste do gol sem cruzar a linha.

Começando e parando

Cada metade da partida começa com um pontapé inicial no campo de centro — o mesmo acontece para reiniciar a partida após um gol. Se você chutar a bola para fora sobre as linhas laterais, então a equipe adversária deve colocar a bola em campo novamente. Se você chutá-la sobre a linha do gol do outro time, mas não na rede, eles recebem um tiro de meta na frente da rede. Se você chutá-la para fora sobre sua própria linha do gol, a outra equipe receberá um escanteio, cobrado a partir do canto mais próximo de onde a bola saiu. Se o árbitro marcar uma falta em você, como uma mão na bola ou por ser violento, então a outra equipe ganha um tiro livre.

Quem está no comando

As crianças precisam entender que o árbitro está no comando no campo e tem a palavra final — e não treinadores ou os pais. Elas também devem saber que os árbitros assistentes (ou bandeirinhas), que seguem o jogo nas linhas laterais, também devem ser respeitados e que eles estão lá para ajudar o árbitro. Os pais e treinadores devem dar um bom exemplo, respeitando a decisão dos árbitros mesmo se não concordarem com uma chamada de atenção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...